Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Veículos

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Teste Folha-Mauá

Fusion e Altima vão para a pista de teste

Apesar de ter a vantagem do motor flex, sedã grande da Ford ficou atrás do Nissan nas provas de desempenho

Modelos disputam a atenção de clientes que desejam mais conforto do que o oferecido por carros médios

EDUARDO SODRÉ EDITOR-ADJUNTO DE "VEÍCULOS"

O segmento dos sedãs grandes produzidos por marcas generalistas (aquelas que fazem de compactos populares a utilitários de luxo) tornou-se alternativa para quem deseja mais conforto do que o oferecido pelos médios.

Isso não significa que o Ford Fusion e o Nissan Altima deste teste Folha-Mauá sejam pechinchas. Ambos custam cerca de R$ 100 mil, mas oferecem comodidades só vistas em modelos mais caros, como o Toyota Camry (R$ 150,6 mil) e o Honda Accord (a partir de R$ 119,9 mil).

PRESTÍGIO

A Ford domina o segmento com o mexicano Fusion, e as cotas de importação com isenção de tributos garante uma boa margem de lucro à marca. De acordo com a Fenabrave (federação das distribuidoras de veículos), teve 2.364 emplacamentos no primeiro bimestre deste ano.

O objetivo da Nissan com o Altima é conferir prestígio à marca. Importado dos EUA, o carro chega ao país em pequenos lotes. A soma das vendas em janeiro e fevereiro chega a 115 unidades.

Porém, o sedã produzido pela marca japonesa mostra que tem potencial para mais. Na pista, ele foi mais rápido e econômico que o Ford.

Para compensar a diferença de desempenho, o Fusion oferece motorização flex e mais itens tecnológicos. O painel de instrumentos conta com tela configurável, que possibilita escolher quais informações serão exibidas. Os sistemas de ar-condicionado, GPS e som podem ser comandados por voz.

Outros itens disponíveis são rodas de liga leve aro 17, transmissão automática de seis marchas e controle de estabilidade. O preço parte de R$ 97.990 e chega a R$ 101.990 quando equipado com teto solar elétrico.

CÂMBIO CVT

Vendido em versão única, o Nissan Altima tem preço sugerido em R$ 106.990. O pacote de itens é semelhante ao do rival, com destaque para o câmbio CVT de trocas (muito) suaves.

Em comum, os carros oferecem espaço interno abundante, silêncio e ajuste que privilegia o conforto. A razão manda escolher o Fusion, que tem ótimo mercado e motor flex, mas o Altima merece um olhar atento pela eficiência mecânica e diferenciação --você não verá muitos por aí.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página