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Adaptação pode ter até volante no assoalho
COLABORAÇÃO PARA A FOLHAO tipo de adaptação varia de acordo com a limitação física dos motoristas. "Há casos em que a instalação de um sistema de embreagem eletrônica progressiva resolve. Em outros, é necessário fazer adaptações para freios e acelerador", explica Geraldo Cardoso, 41, sócio da Hand Drive Equipamentos Especiais.
O pomo giratório fixo para a direção, que custa cerca de R$ 140 em empresas do ramo, é uma das adaptações mais simples. Há também a transferência do acelerador para o lado esquerdo (R$ 600) e os aceleradores e freios manuais (em torno de R$ 1.500).
A complexidade e o preço crescem com itens como os prolongadores de pedais para nanismo (R$ 2.100), o kit de embreagem eletrônica (cerca de R$ 4 mil) e o volante no assoalho (entre
R$ 12 mil e R$ 15 mil). Esse último é feito para pessoas sem mobilidade nos membros superiores.
O intervalo de manutenção varia de acordo com a adaptação e deve ser feito na oficina que realizou o procedimento. "Levo meu Honda Fit à concessionária da marca para fazer as revisões e trocar os itens obrigatórios, e sigo também o plano da empresa que fez minha adaptação", afirma o psicólogo Pedro Musa, 32.
"Além de verificar a adaptação, não há a necessidade de qualquer outro procedimento incomum. Manter a manutenção de todas as peças em dia também contribui para a minha segurança", diz Thiago Caro Cenjor, 33, que atua como representante comercial, piloto de automobilismo, modelo e atleta de canoagem.
Assim como a instalação de qualquer equipamento fora das concessionárias, é preciso ficar atento para que a adaptação para pessoa com deficiência não danifique nenhuma peça original do carro. Se tudo for feito corretamente, a garantia regular do veículo não será afetada. (RODRIGO LARA)