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Fiat investe em tecnologia para recolocar o compacto Uno no pódio dos carros mais vendidos do país; só faltou aprimorar o motor

EDUARDO SODRÉ ENVIADO A BUENOS AIRES (ARGENTINA)

O circuito de teste não incluía rodovias. Limitava-se ao perímetro do bairro Palermo, em Buenos Aires, com muitos semáforos e trânsito intenso. Seria infernal para um esportivo, mas perfeito para o novo Fiat Uno.

A avaliação começou com a versão Evolution e seu sistema Start-Stop, que desliga o motor em paradas no trânsito. É fácil acostumar-se à tecnologia, pois basta acionar a embreagem para que o motor volte a funcionar em 0,4s. É menos que o tempo gasto pelo motorista para engatar a primeira.

Aqui cabe uma observação: quem tem o hábito de manter o câmbio engatado ao parar em um sinal não verá nenhuma vantagem na novidade. É preciso colocar o Uno em ponto morto para que o equipamento funcione.

Enquanto o carro era testado na Argentina, outra unidade seguia para o Instituto Mauá de Tecnologia. A expectativa era saber como ficou o consumo em trânsito urbano, situação em que o Start-Stop é realmente aproveitado.

Com gasolina no tanque, a versão Evolution chegou a média de 12,3 km/l na cidade, ante 11,8 km/l do antigo Uno 1.4 Economy. A melhora de 4,2% na eficiência foi pequena diante dos cálculos da Fiat --a fabricante afirma que o consumo pode ser até 20% menor.

APERTE A TECLA

O resultado aquém do esperado não prejudicou a boa imagem deixada pelo carro, que conseguiu evoluir em tempos de concorrência acirrada. Ganhou até a opção de câmbio Dualogic acionado por botões. Retirar a alavanca é mais marketing do que engenharia, mas os resultados práticos e visuais deverão agradar aos "novidadeiros".

Basta pisar no freio e apertar uma tecla para que a primeira seja engatada. A partir daí, a caixa automatizada passará a fazer trocas com uma suavidade maior que a percebida em outros modelos da Fiat. Combinado ao motor 1.4, o sistema chegou ao seu melhor acerto.


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