Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria
Consumo rodoviário
O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.
Os melhores do Folha-Mauá
Destaques e curiosidades dos testes realizados no ano de 2012
Além do recorde de vendas de automóveis (cerca de 3,7 milhões de emplacamentos), o ano será marcado por outro importante acontecimento: a invasão dos compactos "espichados". O novo segmento reúne carros com preço acessível, motores de média potência e entre-eixos alongado, que privilegia o espaço interno. A categoria inclui modelos como o Chevrolet Cobalt, o Fiat Grand Siena, o Nissan Versa e o Toyota Etios.
Os dois últimos se saíram bem nas avaliações de consumo. O mexicano Versa 1.6 foi o mais econômico com gasolina no circuito rodoviário (18,1 km/l), enquanto o piracicabano Etios 1.3 (versão hatch) fez a média de 12,8 km/l no trânsito urbano.
Entre os populares, o renovado Renault Clio obteve a melhor marca de aceleração ao levar 15,2s para ir de 0 a 100 km/h.
ligeirinho
Apesar do porte avantajado, o Range Rover Sport 3.0 foi o mais ágil entre os modelos a diesel vencendo as provas de aceleração e retomada
O mais caro
O automóvel mais caro testado neste ano foi o Mercedes-Benz S63 AMG. Vendido sob encomenda, custa cerca de R$ 800 mil
Melhor retomada
O Palio Dualogic obteve o melhor resultado entre os compactos na retomada, levando 9,3s para ir de 80 km/h a 120 km/h
Rápido e popular
Reestilizado há pouco tempo, o Renault Clio foi o mais rápido entre os populares testados em 2012: 0 a 100km/h em 15,2s
Consumo urbano
A versão manual do Chevrolet Cruze Sport6 se destacou na prova de consumo urbano com gasolina. A média ficou em 9,7 km/l
Luxo econômico
Além de rápido na aceleração de 0 a 100 km/h, o BMW 118i foi o modelo de luxo mais econômico na cidade
R$ 280
É o valor necessário para encher o tanque de 100 litros do Touareg V8, que fez média de 6,3 km/l na cidade