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Pouca roupa

Triumph Speed Triple dispensa a carenagem e tem folêgo para trajetos longos, mas exige habilidade do piloto nas curvas

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Lançada em 1994, a Triumph Speed Triple é a mais famosa das motos "naked" (peladas, ao pé da letra).

O modelo fez até sucesso no cinema, em "Missão Impossível" (1996), com um jovem Tom Cruise fazendo acrobacias com essa inglesa.

O tempo passou, Cruise envelheceu e perdeu parte da pinta de galã, mas a Speed continua firme e forte.

A moto recebeu prêmios diversos ao redor do mundo e melhorias mecânicas em 2001, junto com uma pequena "plástica".

A última versão dessa esportiva de duas rodas, que está à venda no Brasil desde novembro, foi avaliada pela Folha.

O novo visual é marcado pelo par de potentes faróis trapezoidais suspensos -antes, eram redondos.

AMIGÁVEL

O destaque é a ciclística amigável. Com 214 quilos, a moto é versátil e se sai bem na cidade e na estrada.

O motor de três cilindros e 1.050 cm³, com duplo comando de válvulas, é elástico e potente (133 cv). Isso contribui para o bom desempenho.

A vibração é baixa graças a balanceadores internos.

Com seu ronco abafado, o motor sobe rápido de giro até o corte eletrônico da injeção, que acontece em 10.500 rpm (rotações por minuto).

A transmissão de seis marchas oferece engates curtos e justos, com relações mais longas do que o usual.

A 100 km/h e em sexta marcha, por exemplo, o motor "ronrona" a baixos 3.500 rpm.

O manete da embreagem é a cabo e mais duro de acionar que os sistemas hidráulicos. Pelo menos ele traz ajuste de distância, assim como o manete do freio.

Embora não ofereça controle de tração, a Speed Triple tem um bom conjunto de freios Brembo, com ABS.

O sistema que evita o travamento das rodas pode ser desligado por meio de um botão no painel com LEDs, que também informa o consumo (instantâneo e médio) e o tempo de volta -recurso para quem acelera em pistas.

Apesar do estilo mais urbano, a Speed gosta mesmo é de trajetos longos e sinuosos. A posição de pilotagem projeta o motociclista para frente e exige um mínimo de traquejo em curvas, pendulando com o corpo.

PARA BAIXINHOS

As suspensões Showa fazem a diferença: têm ajustes de carga e agradam na hora de rodar mais rápido ou encarar trechos ruins.

Contudo, apesar da dianteira firme, a Speed Triple esterça pouco.

Com altura do solo de 825 mm, o modelo atende também aos condutores mais baixos. As pedaleiras recuadas, porém, podem cobrar mais dos joelhos. Já o banco, macio e largo, é confortável.

A Triumph Speed Triple custa R$ 42,9 mil, menos que as versões com freios ABS das rivais Kawasaki Z1000 (138 cv e R$ 47 mil) e Honda CB 1000R (125 cv e R$ 43.390)

Seu maior atrativo, além da dirigibilidade bem acertada, é o charme britânico, na medida para quem busca status. Não é preciso ter corpo de galã para pilotar essa Triumph, mas é recomedável estar em forma para mantê-la sob controle.


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