Filme 'O Silêncio do Céu' abre Ciclo de Cinema e Psicanálise

Evento acontece nesta quarta-feira (7) na Cinemateca Brasileira

 A atriz Carolina Dieckmann, em cena do filme Silêncio do céu
A atriz Carolina Dieckmann, em cena do filme Silêncio do céu
São Paulo

A Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e a Cinemateca Brasileira, com apoio da Folha, promovem nesta quarta-feira (7) sessão gratuita, seguida de debate, do filme "O Silêncio do Céu".

No elenco, estão a atriz Carolina Dieckmann e o ator argentino Leonardo Sbaraglia ("Relatos Selvagens").

A sessão abre o primeiro módulo do Ciclo de Cinema e Psicanálise, que acontece de março a dezembro, sempre às quartas-feiras, e tem como tema geral a distopia e pretende propor reflexões acerca do mal-estar na civilização.

Nesta primeira fase, com quatro filmes, tratará do "Mal-estar na civilização e a família".

Após a exibição, haverá um debate com a presença da psicanalista Suzana Muszkat, autora do livro "Violência e Masculinidade" (ed. Casa do Psicólogo, 218 págs., R$ 39), e do colunista da Folha Marcelo Coelho.

No filme, Dieckmann interpreta Diana, uma mulher que sofre um estupro dentro de sua própria casa e prefere esconder o acontecimento do marido Mario, vivido por Sbaraglia, que também esconde algo.

Os segredos dos dois membros do casal, no entanto, começam a corroer a relação. O silêncio que toma conta do casal ao longo dos dias se transforma, aos poucos, em uma peculiar forma de violência

O evento acontecerá a partir das 19h, na Cinemateca Brasileira (largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, São Paulo). Os interessados podem retirar os ingressos no local 30 minutos antes da sessão.

Para aqueles que comparecerem a pelo menos três palestras deste primeiro módulo, a Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo emitirá certificados de participação. O formulário de inscrição se encontra no site sbpsp.org.br.

Erramos: o texto foi alterado

Versão anterior dizia que as sessões do ciclo ocorreriam sempre às quintas-feiras; o texto foi corrigido. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.