Vinte anos depois, índios recebem fotos de Sebastião Salgado

Leão Serva
Maronal (AM)

O índio Josimar Vacimpa Marubo, 49, segura o caderno especial da Folha sobre expedição de Sebastião Salgado à área onde vivem os índios Korubo (publicado em dezembro passado). 

O índio Josimar Vacimpa Marubo, 49, com caderno especial sobre a expedição de Sebastião Salgado
O índio Josimar Vacimpa Marubo, 49, com caderno especial sobre a expedição de Sebastião Salgado - Leão Serva/Folhapress

Naquele momento, no último dia 4, Vacimpa participava de uma reunião, na comunidade de Maronal (na Terra Indígena Vale do Javari, sul do Amazonas), em que o fotógrafo entregou aos índios Marubo um conjunto de cerca de 300 retratos feitos em uma visita ao mesmo local, em 1998.


Com a passagem do tempo, muita coisa mudou, a começar pela forma de vestir, hoje mais influenciada pelos costumes não-índios. Os jovens costumam ter smartphones, embora a comunidade não seja servida por redes telefônicas ou acesso à internet. Eles só acessam internet e redes sociais quando vão às cidades da região, em busca de serviços públicos. 


Líderes da comunidade reclamam que as viagens obrigatórias aos grandes centros são ruins: “Muitos vão cuidar de pequenos problemas e voltam da cidade com doenças mais graves”, dizem.


Na mesma reunião, no dia seguinte à chegada à comunidade, fui apresentado aos índios. Levei a eles exemplares da Folha, para conhecerem uma edição completa do jornal, como se compõe, os cadernos especiais e entenderem a função do repórter.


Marubos e Korubos dividem a segunda maior terra indígena do país com outras cinco etnias, além de nove grupos isolados. 


Marubos têm mais tempo de contato com a sociedade nacional e, por terem línguas parecidas (do tronco Pano), entendem os Korubo, participaram das expedições de contato e conhecem histórias dos personagens retratados no caderno da Folha


Enquanto se divertiram vendo os vizinhos nas páginas impressas, puderam entender o processo de criação do jornal.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.