Descrição de chapéu Televisão

TV Cultura terá mais de 20 estreias e programas reformulados

Alterações na grade fazem parte do cinquentenário da emissora

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O programa infantil Porto Papel, feito em paper motion
O programa infantil Porto Papel, feito em paper motion - Divulgação
São Paulo

Entre os meses de abril e maio, a TV Cultura completará uma reestruturação em sua grade para incluir a estreia de mais de 20 programas e um total de 800 horas de conteúdo novo. As mudanças fazem parte do cinquentenário da emissora pública.

Uma das grandes alterações é na área do jornalismo. O Vitrine Brasil, comandado por André Vasco e Cassiana Strasburg, será feito em parceria com a rede de afiliadas e trará histórias de vários cantos do país. Já o Agrocultura abarcará notícias ligadas à economia rural.

A jornalista Ana Paula Couto apresentará o Opinião Nacional, que volta a ser transmitido e enfocará debate de temas que estão em alta. E o Jornal da Cultura -1ª Edição será estendido para 45 minutos de duração e contará com mudança de cenário e entrevistas em estúdio. 

Entre as outras atrações que serão reformuladas estão o #Provocações. Comandado durante anos por Antônio Abujamra, substituído depois por Marcelo Tas, o talk show terá uma cara mais digital. 

Também será mais tecnológica a terceira temporada de Tá Certo?, programa de perguntas e respostas tocado por Warley Santana com o auxílio de bonecos.

Outro dos eixos das mudanças é um incremento em cultura brasileira.

O Sala de Cinema, feito em parceria com a empresa municipal de fomento ao audiovisual Spcine, exibirá longas de ficção e documentários nacionais. 

O Escala Musical é um programa que receberá alguma personalidade da música que construiu sua carreira em São Paulo para falar a respeito de seus trabalhos. Ao todo, serão 13 episódios com nomes como Fafá de Belém, Luiza Possi, Tetê Espíndola e Chico César. 

No ar desde o último dia 7, o Cultura, o Musical é outra das novidades. Apresentado pelo ator Jarbas Homem de Mello, o programa traz um apanhado do teatro musical. 

A área de educação e tecnologia é uma das que ganham mais reforço, a maioria com conteúdo vinda de fora.

É o caso do semanal Noticiero Científico y Cultural, feito pela Associação de Televisões Educativas e Culturais Ibero-americanas, e da série de documentários Ciência de Tudo com Stephen Hawking, produzido pela National Geographic.

Vem também dessa última a série "Genius: A Vida de Einstein", que tem Geoffrey Rush no papel do cientista. Logo em seguida estreia a segunda temporada, "Genius: Picasso", protagonizada por Antonio Banderas. 

Da BBC vêm duas atrações voltadas ao público juvenil: Desafiando a Ciência e Tudo o que Você Precisa Saber sobre Ciências. E da Deutsche Welle, vem o Futurando, sobre ciência, meio ambiente e tecnologia. 

Aficionados por história poderão desfrutar de séries estrangeiras sobre a Segunda Guerra, as Cruzadas, os vikings, a bomba de Hiroshima, entre outros. E fãs de animais terão produções sobre cães, ursos, tubarões e mais bichos. 

Filósofos, cientistas, pensadores e artistas serão entrevistados no Fronteiras do Pensamento, atração que ouve nomes como o do escritor José Eduardo Agualusa e do historiador Mark Lilla. Já o Inspira.Mov traz histórias de pensamentos inovadores de personalidades brasileiras.

Para as crianças, a Cultura traz séries do canal Gloob como "Valentins", sobre as aventuras de uma família, e a premiada "Porto Papel", feita com a técnica de paper-motion, isto é, um stop-motion com papel. 

As alterações promovem ainda mudança de horários em produtos que estão no ar. "Padre Brown", por exemplo, passa a ir ao ar às 20h15 de sábado, e o Café Filosófico migra para o domingo, às 22h. 

Ainda sobre a programação especial do cinquentenário da emissora, a série Cultura.50 repassa, década a década, a história do canal trazendo entrevistas com pessoas que estiveram nos bastidores dos principais programas do período.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.