Descrição de chapéu Televisão

TV Cultura quer resgatar reputação de conteúdo infantil de qualidade, como 'Castelo Rá-Tim-Bum'

Canal terá telejornal sobre ciência, além da nova série infantojuvenil 'O Menino do Caixote Azul'

São Paulo

Em evento realizado no Palácio dos Bandeirantes na última quinta-feira (30), a TV Cultura anunciou novos programas para 2020. Também foram apresentados resultados dos primeiros meses da gestão de José Roberto Maluf, presidente da Fundação Padre Anchieta desde junho de 2019.

Entre as novas atrações está a série “O Menino do Caixote Azul”, que pretende resgatar a reputação de produzir conteúdo infantojuvenil de alta qualidade, conquistada pela emissora na década de 1990 com programas como “Castelo Rá-Tim-Bum”.

Também está previsto um musical chamado “Contraponto”, sob o comando de João Marcelo Boscôli, e uma série de documentários sobre grandes nomes do movimento modernista brasileiro.

O coreógrafo Ismael Ivo está escalado para apresentar Influências Brasil, um programa dedicado à dança. Já Periféricos será uma revista sobre o hip-hop nacional e outros aspectos da cultura jovem das periferias.

O Jornal da Cultura - 1ª Edição, exibido atualmente às 13h, de segunda a sexta, ganhará um novo nome, Jornal da Tarde, além de novo formato, cenário, identidade visual e horário —ainda não definido.

Outras novidades no jornalismo incluem o Jornal da Ciência, que destacará a produção científica brasileira; o Hora do Esporte, que cobrirá modalidades esportivas tradicionais e também skate e jogos eletrônicos; e Águias da Cidade, que acompanhará o cotidiano do Grupamento Aéreo da Polícia Militar paulista.

Além disso, o Agrocultura ganhará nova roupagem e se tornará uma plataforma multimídia. Também está previsto um programa sobre empreendedorismo, desenvolvido em parceria com o Sebrae.

Várias atrações bem-sucedidas regressarão em novas temporadas, como o reality Talentos. As inscrições para a safra deste ano vão até 23 de fevereiro e a estreia será em maio.

A música ainda será contemplada com novas edições do Prelúdio, concurso que pretende revelar novos instrumentistas clássicos, e do Festival de Música Contemporânea Brasileira, que homenageia grandes compositores vivos. Como de costume, o Festival de Inverno de Campos do Jordão receberá ampla cobertura.

Na área educacional, a novidade é o programa Mochileiro em Ação, para ajudar os estudantes a escolherem suas carreiras. Também está confirmada a volta de Campus em Ação, sobre produção acadêmica.

#Provocações, o antigo talk show de Antônio Abujamra, retornou à grade da emissora em 2019, com apresentação de Marcelo Tas. Em 2020, o cenário e as vinhetas da atração serão reformulados.

Entre os resultados anunciados no evento, duas marcas se destacam: tanto a emissora como o Quintal da Cultura, seu carro-chefe na programação infantil, atingiram 1 milhão de inscritos em seus respectivos canais no YouTube.

Também foi lembrado o acordo assinado com a TV Brics, da Rússia, que prevê troca de conteúdos. Algo semelhante deve ser firmado em breve com a CCTV, da China.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.