Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/06/2010 - 14h47

Previ avalia que rejeição de acionistas a proposta da Oi atrasa sinergia

Publicidade

SAMANTHA LIMA
ENVIADA ESPECIAL A MATA DE SÃO JOÃO (BA)

O presidente da Previ, Ricardo Flores, afirmou nesta quinta-feira, em evento do fundo de pensão na Bahia, que a rejeição da proposta de troca de ações das ações da Brasil Telecom feita pela Oi, ontem, atrasa os ganhos de sinergia. A proposta foi rejeitada por 70% dos acionistas que compareceram a assembleia para avaliação do tema, porque não concordaram com os termos da relação de troca.

A Previ detém participação de 10,4% na Oi. A empresa concluiu no início do ano passado a aquisição da Brasil Telecom, processo iniciado um ano antes.

O objetivo da troca de ações é unificar os papéis da Oi na Bolsa. Hoje, existem em negociação no pregão as ações da holding Tele Norte Leste Participações, a Telemar Norte Leste e a Brasil Telecom. É a terceira vez que os controladores da Oi fazem uma oferta aos minoritários para trocar ações e, assim, deixar um único papel em negociação. As duas anteriores foram antes de a Oi adquirir a Brasil Telecom.

"Na hora em que você consegue melhorar a organização societária, você busca sinergias. A decisão de ontem retarda a possibilidade de gerar sinergias", disse Flores.

O gerente de participações da Previ, Ricardo Ferraz, afirmou que o fundo de pensão e os demais acionistas do bloco de controle (Andrade Gutierrez e La Fonte), junto com BNDES e fundos de pensão Petros (dos funcionários da Petrobras) e Funcef (da Caixa Econômica Federal), ainda não sabem que alternativa estudarão, mas que, nos próximos dias os sócios se reunirão para discutir o assunto. A oferta de troca está suspensa por tempo indeterminado.

De acordo com Ferraz, a unificação societária reduziria custos contábeis (já que existem duas empresas de capital aberto, co dois CNPJ). "Esta estrutura societária não é a ideal". Além disso, diz, permite que as ações sejam negociadas a um preço abaixo do que a empresa vale. "Imagina um investidor tomando a decisão de investir na Oi. Ele ainda vai ter que escolher por meio de qual papel quer investir. Isso é ruim".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página