Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/12/2011 - 10h19

Ex-presidente tcheco Vaclav Havel morre aos 75 anos

Publicidade

DA EFE, EM PRAGA

O ex-presidente tcheco Vaclav Havel morreu neste domingo aos 75 anos.

Obama elogia "liderança moral" e "dignidade" de Havel

Dramaturgo, defensor dos direitos humanos e opositor do regime comunista tcheco, ele estava doente há anos. Uma pneumonia mal curada na prisão e um câncer de pulmão lhe trouxeram diversos problemas de saúde. Havel passou cinco anos na prisão durante a era comunista, antes de 1989.

Petr Josek - 20.jul.10/Reuters
Ex-presidente tcheco Vaclav Havel morre aos 75 anos
Ex-presidente tcheco Vaclav Havel morre aos 75 anos

Ele foi operado, em dezembro de 1996, de um câncer do pulmão direito. Além de uma bronquite crônica, sofria também de problemas cardíacos e intestinais.

Segundo sua porta-voz, Sabina Tancevova, ele morreu enquanto dormia.

Durante os últimos meses, Havel passava a maior parte do tempo em sua casa de campo, situada a 150 km de Praga, depois de ter sido hospitalizado em março por uma pneumonia grave.

A doença foi acompanhada por diversas complicações, como erda de equilíbrio, fraqueza da memória e a perda de peso.

No sábado da semana passada, Havel se reuniu em Praga com o dalai-lama, chefe espiritual dos budistas tibetanos, antes de voltar para sua casa de campo.

Havel foi o primeiro presidente eleito democraticamente após a "Revolução de Veludo", que deu fim a 40 anos de repressão na ex-Tchecoslováquia.

Durante seu mandato, supervisionou a transição do país para a democracia e a divisão, em 1993, em duas nações: República Tcheca -- que Havel continuou a presidir -- e Eslováquia. Ele ficou no poder de 1989 a 2003.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página