Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/11/2012 - 14h48

Exército de Israel faz novo ataque a prédio da imprensa em Gaza

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O Exército de Israel bombardeou nesta segunda-feira um prédio de 14 andares que abriga parte da imprensa árabe na Cidade de Gaza. É o segundo ataque israelense ao edifício em menos de 24 horas, em meio ao sexto dia de ofensiva na região.

O prédio foi atingido por três mísseis disparados de Israel que destruíram o segundo andar da construção. Com o ataque, antenas e equipamentos de transmissão instalados no topo do prédio também foram danificados.

Na ação, uma pessoa morreu e outras seis ficaram feridas. Os militares israelenses dizem que o morto era Ramez Hamez, membro da Jihad Islâmica que, segundo o Estado hebraico, está envolvido nos disparos de foguetes de Gaza para Israel.

Para os israelenses, os militantes se escondiam no prédio da imprensa. Outros três integrantes da organização ficaram feridos: Baha Abu al Alta e Tayasir Jaabari, que compõem o conselho supremo militar da Jihad Islâmica, e Khalil Bahatini, também envolvido nos lançamentos de foguetes.

As autoridades médicas têm versões diferentes sobre a identidade dos mortos, mas a Jihad Islâmica enviou uma mensagem confirmando a morte do integrante das Brigadas al Quds.

Esta é a segunda vez em dois dias que o prédio é atacado. Além da Al Aqsa, emissora pertencente ao Hamas, o edifício abriga as sucursais da Al Arabiya e da MBC, da Arábia Saudita, e da britânica Skynews.

BOMBARDEIO

O ataque desta segunda acontece menos de 24 horas depois de outro bombardeio ao prédio, em que seis palestinos ficaram feridos.

No ataque de ontem, o alvo de Israel eram os funcionários do canal Al Quds -- para o qual trabalham os feridos --, que fica no oitavo andar de um dos edifícios, e que tem militantes do Hamas em seus quadros.

A Associação da Imprensa Estrangeira em Israel manifestou preocupação pelo bombardeio do Exército do país a dois edifícios que abrigam meios de comunicação, inclusive internacionais, em Gaza.

A associação ainda lembra que o Conselho de Segurança da ONU aprovou por unanimidade uma resolução, em 2006, que condena os ataques a jornalistas em regiões de conflito.

Desde o início dessa nova ofensiva, na última quarta (14), pelo menos 95 pessoas morreram, segundo o Exército de Israel. De acordo com os israelenses, um terço eram de civis, enquanto os palestinos afirmam que metade dos atingidos não tinha relação com os confrontos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página