Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/11/2012 - 01h42

Israel limita acesso de palestinos à Esplanada das Mesquitas

Publicidade

DA AFP

O acesso de palestinos à Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém Oriental, foi limitado nesta sexta-feira por razões de segurança, informou a polícia israelense.

"Apenas homens maiores de 40 anos e com documento de identidade emitido pelas autoridades israelenses poderão ir à Esplanada das Mesquitas, cujo acesso permanecerá liberado para as mulheres", disse mais cedo o porta-voz da polícia Luba Samri.

"Importantes forças da polícia e da guarda de fronteira serão enviadas a zonas sensíveis da Cidade Velha de Jerusalém."

A medida foi decidida após o anúncio do Exército hebreu de deter 55 ativistas palestinos na Cisjordânia por "atividades terroristas", depois da entrada em vigor, na quarta-feira, do cessar-fogo entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza.

A Esplanada das Mesquitas, onde estão a Cúpula da Rocha e a mesquita Al Aqsa, é o terceiro local mais sagrado do Islã e está em Jerusalém Oriental, conquistada e anexada por Israel em 1967, em uma decisão não reconhecida pela comunidade internacional.

Israel considera o conjunto de Jerusalém como sua "capital eterna e indivisível", enquanto os palestinos querem estabelecer na parte oriental a capital do Estado ao qual aspiram.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página