Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/12/2012 - 20h01

Onda de calor mata único urso polar do zoológico de Buenos Aires

Publicidade

DA AFP

O único urso polar do zoológico de Buenos Aires, chamado Winner, morreu durante a madrugada de terça (25), na noite de Natal, devido ao calor, um dos mais intensos na capital argentina, informaram as autoridades.

"Winner morreu pelo calor excessivo. As altas temperaturas foram determinantes [para o óbito], ainda que não se descarta que os fogos de artifício tenham provocado um quadro de nervosismo nele", afirmou o diretor de bem-estar animal do zoológico, Miguel Rivolta, a uma rede de TV.

O urso tinha 16 anos e desde os quatro morava em Buenos Aires, tendo vindo do Chile. O animal foi declarado morto nas primeiras horas de 25 de dezembro.

"Quando chegaram os especialistas, o urso já estava sem vida", declarou Rivolta.

O funcionário afirmou que "não lhe foram administrados sedativos, em antecipação aos efeitos que os fogos de artifício produzem nos animais, porque é contraindicado", já que, ao dormir, o animal corre maior risco de não controlar sua temperatura corporal.

"Winner era um animal muito inteligente, mas muito ativo e nervoso", disse o especialista.

O zoológico de Buenos Aires teve diversos ursos polares em sua história, que, desde 1993, contam com uma piscina de 145 mil litros no espaço onde vivem, segundo informações oficiais da instituição.

Entre a última segunda-feira e a madrugada de terça, a cidade de Buenos Aires alcançou temperaturas próximas ao máximo histórico, atingindo uma sensação térmica de 45ºC.

O zoológico de Buenos Aires foi inaugurado em 1888 e ocupa 18 hectares do centro do bairro de Palermo. O lugar, que abriga 2.500 animais, foi privatizado em 1991 pelo governo de Carlos Menem.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página