Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/01/2013 - 05h30

Análise: Foi a disputa no Congresso que derrubou o PIB dos EUA

Publicidade

HEIDI MOORE
DO "GUARDIAN"

A briga leviana travada em Washington no final do ano passado em torno do abismo fiscal não foi apenas conversa inofensiva --ela causou danos reais. Agora temos o que parece ser a prova de que a tentativa mesquinha de Washington de fazer o sistema econômico dos EUA de refém na disputa em torno do abismo fiscal prejudicou realmente a economia, levando as empresas a cortar despesas e preparar-se para um desastre iminente.

Os consumidores, em sua maioria não informados sobre o abismo fiscal, continuaram a gastar. Foi só isso que impediu o resultado do PIB de ser um desastre total.

Isto tudo deve servir de lição para Washington pôr fim a outras crises fabricadas estúpidas. Não há razão pela qual homens e mulheres adultos, que prestaram juramento de servir aos Estados Unidos, devam torpedear sua economia com uma recusa mesquinha em negociar em torno de questões econômicas vitais.

A disputa sobre o abismo fiscal foi um fracasso notável por parte dos parlamentares americanos.

E pode haver mais pela frente: embora o Congresso tenha fechado um acordo de última hora, não foi um pacto real. Tudo o que o acordo conseguiu foi adiar por mais alguns meses as decisões sobre cortes nas despesas e aumentos dos impostos.

Alguns economistas ainda são otimistas, achando que o PIB deste mês não é indicativo do rumo que a economia está seguindo realmente.

Tudo isso deve servir de lição para Washington para a próxima batalha: brinquem quanto vocês quiserem com seu trabalho de legisladores, mas não brinquem com a confiança econômica.

Tradução de CLARA ALLAIN

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página