Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/03/2013 - 14h54

Irmã de cardeal Bergoglio diz que ele não queria ser novo papa

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Assim como analistas, fiéis e jornalistas, a família do cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio foi supreendida pela eleição dele como o novo papa, na quarta (13). A irmã do agora papa Francisco, María Elena, disse que o irmão não queria ser pontífice.

Líderes de outras religiões saúdam o novo papa; veja repercussão
Novo papa deve vir ao Brasil em julho
Festa foi com champanhe e piada do novo papa, dizem brasileiros
No primeiro dia, papa Francisco reza em igreja de Roma

"Foi um choque muito forte, que ainda estou vivendo, não esperava que ele fosse eleito papa. Pobre homem, a emoção que deve sentir escutando toda essa gente gritar 'viva o papa'!", afirmou María Elena, que mora em Ituzaingó, no conurbano (região metropolitana) de Buenos Aires.

Ela disse que ele rezava para que ele rezava para não ser eleito em 2005, quando ficou em segundo lugar no conclave que elegeu o papa emérito Bento 16. Ela disse que não conseguiu organizar ainda seus sentimentos porque a escolha foi um momento muito forte.

"Sinto que é preciso rezar muito por ele, porque estamos vivendo em um mundo muito difícil, em um momento da Igreja muito difícil, que precisamos de Deus permanentemente. É o primeiro papa não europeu, latino-americano, argentino, e isto coube a meu irmão. Espero que ele tenha forças", acrescentou.

A irmã do papa Francisco disse ter ficado alegre com a notícia, mas que também teme pela solidão do irmão, pelo exemplo de João Paulo 2º, que conheceu quando o irmão virou cardeal.

"Quando chegou o momento de me ajoelhar e beijar o anel do papa, levantei a cabeça e nunca vi na vida um olhar de tanto amor e tanta solidão, as duas coisas juntas", lembrou.

O sobrinho do pontífice, José Bergoglio, 29, disse ao jornal "La Nación" que entrou em choque após descobrir a notícia e saiu do trabalho correndo para abraçar a mãe, Maria Elena. Ele disse que vai sentir falta do tio, que passará a ver com menos frequência.

FAMÍLIA

O cardeal Jorge Mario Bergoglio é o mais velho de uma família de cinco irmãos. Três deles, Alberto Horacio, Oscar Adrián e Marta Regina, já morreram, sobrando apenas a caçula María Elena. No período em que era arcebispo de Buenos Aires, não comentava sobre sua família, embora tivesse relação próxima.

Na família, o sobrinho José Luis, filho de Marta Regina, também é sacerdote jesuíta como o tio. Segundo os familiares, todos os anos eles celebravam um encontro para se ver e contar histórias.

Os parentes também acreditam que a escolha pelo nome Francisco se deve a seu pai, José Mario Francisco Bergoglio, além da relação com são Francisco de Assis. Após o anúncio do papado, a família Bergoglio se juntou na casa de María Elena, em Ituzaingó.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página