Descrição de chapéu Vietnã

Yagi deixa rastro de destruição no Vietnã, e balanço de mortes causadas por tufão sobe a 38

Tempestade arrancou telhados de edifícios, afundou barcos e provocou deslizamento de terra que matou família

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ha Long (Vietnã) | AFP

O supertufão Yagi enfraqueceu neste domingo (8) e foi rebaixado a depressão tropical após causar 14 mortes no Vietnã, onde provocou deslizamentos de terra, arrancou telhados de edifícios e afundou barcos. Nos dias anteriores, a tempestade passou por várias regiões da China e Filipinas, onde causou pelo menos 24 mortes.

No sábado, Yagi interrompeu o fornecimento de energia e as telecomunicações na capital do Vietnã, Hanói, causando extensas inundações, derrubando milhares de árvores e danificando casas.

No Vietnã, onde tocou o solo no sábado com ventos superiores a 150 km/h, quatro pessoas da mesma família morreram na madrugada de domingo em um deslizamento de terra na província de Hoa Binh, norte do país, informou a imprensa estatal.

A imagem mostra uma área urbana devastada, com prédios danificados e estruturas metálicas caídas. As fachadas dos edifícios estão desmoronadas, e há destroços espalhados pelo chão. Algumas pessoas podem ser vistas na cena, e há sinais de destruição significativa, como fios elétricos expostos e objetos quebrados.
Edifícios danificados e destroços após o supertufão Yagi atingir Ha Long, no estado de Quang Ninh, no Vietnã - Nhac Nguyen/AFP

O deslizamento de terra, que engoliu uma casa, ocorreu após várias horas de chuvas intensas provocadas pelo tufão, informou o jornal online vietnamita VNExpress citando as autoridades locais. O proprietário da casa, de 51 anos, conseguiu escapar, mas sua esposa, sua filha e seus dois netos morreram.

Segundo o Departamento de Resgate e Emergência do Ministério da Defesa, além das quatro vítimas de Hoa Binh, outras dez pessoas morreram atingidas por árvores, deslizamentos de terra e vítimas de barcos à deriva.

Seis pessoas, incluindo um recém-nascido e uma criança de um ano, morreram neste domingo em um deslizamento de terra na cidade de Sa Pa, em uma área montanhosa do noroeste do Vietnã.

No domingo, vários distritos da cidade portuária de Haiphong estavam sob meio metro de água, e a eletricidade estava cortada, com cabos elétricos e postes danificados, segundo jornalistas da AFP.

Pelo menos 23 barcos foram danificados ou afundaram na ilha de Tuan Chau, segundo os habitantes.

Segundo um estudo publicado em julho, os tufões da região agora se formam mais perto da costa, se intensificam mais rapidamente e permanecem mais tempo sobre terra firme como consequência das mudanças climáticas.

A agência meteorológica rebaixou o Yagi para uma depressão tropical, embora vários distritos da cidade portuária de Haiphong continuassem inundadas e sem energia elétrica.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.