Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/11/2010 - 11h38

Análise: Eleições legislativas deixam Congresso dos EUA dividido e travado

Publicidade

DA REUTERS

A eleição de ontem (2) nos EUA resultou em um Congresso dividido, o que pode dificultar a aprovação de medidas necessárias à aceleração da recuperação econômica.

Leia a cobertura completa das eleições nos EUA
Entenda o que está em jogo nestas eleições
Democratas tentam conter avanço republicano
Veja quais as disputas mais acirradas
Republicanos terão muito trabalho para montar uma frente unida nos EUA; ouça
Baixa popularidade de Obama vai influenciar eleições nos EUA; ouça correspondente
Veja imagens das eleições

A frustração do eleitorado com o desemprego catapultou o Partido Republicano para a maioria absoluta na Câmara dos Deputados, mas no Senado o controle continua sendo do Partido Democrata, do presidente Barack Obama.

Por isso, medidas conservadoras --inclusive redução da presença do Estado e cortes de impostos-- devem passar com facilidade na Câmara, mas poderão ser barradas no Senado. A revogação da reforma da saúde aprovada neste ano por pressão do governo também ficará mais difícil nesse cenário.

A ascensão do movimento conservador Tea Party, representado por figuras como Marco Rubio, da Flórida, e Rand Paul, do Kentucky, é um mau prenúncio para a possibilidade de colaboração entre republicanos e democratas em questões econômicas.

"A nova safra de republicanos eleitos na Câmara e no Senado verá como sua missão não fazer concessões ou acordos com o presidente Obama, e sim destruir sua agenda remanescente e desfazer as reformas da saúde e dos serviços financeiros", disse Ethan Siegal, analista da consultoria The Washington Exchange.

AP
O presidente dos EUA, Barack Obama, telefona ao futuro presidente da Câmara de Representantes, John Boehner
O presidente dos EUA, Barack Obama, telefona ao futuro presidente da Câmara de Representantes, John Boehner

Obama telefonou para John Boehner, provável próximo presidente da Câmara, e disse estar "ansioso por trabalhar com ele e com os republicanos para encontrar um terreno comum, levar o país adiante e fazer as coisas pelo povo norte-americano", segundo a Casa Branca.

Os dois partidos têm pela frente uma movimentada pauta de assuntos econômicos, como a prorrogação ou não de cortes tributários adotados no governo de George W. Bush, a redução do deficit público de US$ 1,3 trilhão e a criação de empregos.

O líder da maioria democrata no Senado, Harry Reid, alvo contumaz do Tea Party, obteve uma reeleição apertada, mas não pareceu disposto a acordos.

"O gongo que acaba de soar não é o do fim da luta; é o do começo do próximo round", disse ele em seu discurso de vitória em Nevada.

Dan Ripp, da consultoria Bradley Woods, anteviu uma inflexão do Congresso para a direita, refletindo a posição do eleitorado. "Isso forçaria o presidente a decidir se ele se tornará mais moderado e trabalhará com ela (oposição). Não sabemos o que o presidente afinal fará. Vamos descobrir."

Dick Durbin, vice-líder democrata no Senado, admitiu que o partido precisará da oposição. "Isso significa que nenhuma legislação significativa passará sem contribuição dos republicanos", afirmou ele à Reuters. "Precisamos ir além das obstruções (republicanas) e entrar numa conversação real sobre a aprovação de legislações necessárias a este país."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página