Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/11/2010 - 08h47

Premiê iraquiano Nuri al Maliki tem 30 dias para formar novo governo

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM BAGDÁ

O presidente iraquiano, Jalal Talabani, pediu oficialmente nesta quinta-feira ao primeiro-ministro Nuri al Maliki para formar um novo governo, informou o canal estatal Al Iraqiya.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

A partir desta quinta-feira, Maliki terá 30 dias para formar o governo, uma missão complexa mas crucial para que o Iraque saia da crise política que já dura oito meses e paralisou o funcionamento das instituições.

Imagens da televisão iraquiana mostram Maliki, chefe da Aliança Nacional, principal bloco do novo Congresso, pronunciando um discurso diante do presidente do Parlamento, Usama al Mujaifi.

Os iraquianos esperam a formação do novo governo desde as eleições de 7 de março, nas quais nenhum partido ou aliança obteve maioria absoluta.

No dia 10 de novembro, as principais formações políticas iraquianas chegaram a um acordo de partilha de poder, que distribui as principais funções de Estado entre representantes das maiores correntes religiosas do país.

Assim, um curdo ocupará a presidência da república, um xiita será primeiro-ministro e um sunita ficará com a presidência do Parlamento.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página