Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/05/2011 - 12h09

Hugo Chávez faz primeira visita oficial a Dilma na terça-feira

Publicidade

BRENO COSTA
MÁRCIO FALCÃO
DE BRASÍLIA

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, fará sua primeira visita oficial à presidente Dilma Rousseff na próxima terça-feira (10).

A embaixada venezuelana no Brasil e o Itamaraty ainda estão em negociação sobre possíveis acordos comerciais e de cooperação a serem firmados entre os dois países, mas ainda não há nada definido. As áreas de petróleo e de mineração devem ser objeto de discussão.

A vinda de Chávez ao Brasil ocorre em um contexto de defesa, pelo venezuelano, do regime do ditador líbio Muammar Gaddafi. A ação militar para depor Gaddafi foi aprovada pela ONU (Organizações das Nações Unidas) em março, com abstenção da diplomacia brasileira.

O governo brasileiro também passou a adotar, em abril, sanções econômicas contra a Líbia, conforme aprovado nas Nações Unidas.

ONU

Na segunda-feira (2), o presidente da Venezuela exigiu nesta que a ONU manifeste condenação ao "assassinato" de membros da família de Gaddafi no que denominou "vil crime" e "ato de guerra".

No sábado, ele já havia pedido reflexão a países europeus para "não repetir a loucura napoleônica e fascista dos EUA", ao se referir à morte em um bombardeio da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) do filho mais novo de Gaddafi, Saif al-Arab, e de três dos netos do ditador.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página