Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/06/2011 - 22h08

Verdes franceses impõem questão nuclear para apoio a socialistas

Publicidade

DA REUTERS, EM LA ROCHELLE

O Partido Verde anunciou neste sábado que o fechamento dos reatores nucleares --responsáveis pela maior parte da energia produzida na França-- é condição básica para formar uma coalizão com o Partido Socialista, num momento em que uma pesquisa mostra que a maioria dos franceses desaprova a energia nuclear.

Como as eleições na França estão previstas para abril de 2012, o apoio dos Verdes, que obtiveram 3% dos votos no pleito de 2007, pode se tornar valioso para a oposição socialista, que pretende tirar do poder o presidente Nicolas Sarkozy e formar um novo governo.

"Nós faremos este pacto em oposição a Nicolas Sarkozy e junto com todas as forças políticas interessadas em participar do governo", disse a secretária nacional, Cecile Duflot, durante um congresso do Partido Verde, que aprovou as condições.

Uma exigência-chave é o fechamento imediato de todas as usinas nucleares com mais de 30 anos de idade e o desmantelamento gradual de todos os outros reatores nos próximos 20 anos.

Os 58 reatores nucleares da França, operados pela estatal EDF, produzem cerca de 80% da eletricidade do país.

O desastre de Fukushima, em março, no Japão, colocou a questão da energia nuclear no centro da agenda política na Europa. Na Alemanha, a coalizão de governo anunciou repentinamente esta semana planos de fechar todos os reatores nucleares do país até 2022.

As outras condições dos Verdes incluem a revogação da lei de Sarkozy que aumenta de 60 para 62 anos a idade mínima para aposentadoria, a proibição da extração do gás de xisto, o abandono dos planos de construção de grandes rodovias e a adoção de um sistema de voto por representação.

Uma pesquisa de opinião divulgada neste sábado mostru que mais de três quartos dos franceses apoiam o desmantelamento gradual da tecnologia nuclear nos próximos 25 a 30 anos.

De acordo com o levantamento, realizado pelo instituto Ifop, somente 22% das pessoas ouvidas apoiam a construção de novas centrais de energia nuclear enquanto 15% querem um rápido fechamento das usinas e 62%, a saída gradual.

Entre os partidários dos Verdes e dos Socialistas, 86 por cento apoiam o fechamento dos reatores enquanto entre os seguidores do partido conservador UMP, 63% são a favor.

O primeiro-ministro François Fillon descartou a possibilidade de a França desmantelar sua indústria nuclear, mas ordenou um estudo dos custos do setor, incluindo pesquisa e desenvolvimento, medidas de segurança e armazenamento dos resíduos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página