Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/10/2011 - 10h41

Nobel da Paz é homenagem à luta da Libéria, diz presidente vencedora

Publicidade

DA REUTERS

Uma das ganhadoras do Prêmio Nobel da Paz deste ano, a presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf, afirmou nesta sexta-feira que a premiação é um reconhecimento dos "muitos anos de luta pela justiça, paz e promoção do desenvolvimento" no país do Oeste da África desde uma brutal guerra civil.

Veja fotos das vencedoras e do anúncio em Oslo
Relembre os laureados nos dez anos anteriores
Ativismo de Leymah Gbowee na Libéria lhe rende Nobel
Ellen Sirleaf foi a 1ª presidente africana eleita
Tawakkol Karman dedica Nobel à Primavera Árabe
Leia os perfis das vencedoras do Nobel
Relembre os vencedores da categoria desde 1980
Prêmio Nobel da Paz em 2011 fica com trio de mulheres

Sirleaf dividiu o prêmio com a liberiana Leymah Gbowee, uma ativista pela paz e direitos das mulheres, e com a ativista iemenita Tawakul Karman.

"Eu acredito que nós (Gbowee e eu) aceitamos isso em nome do povo liberiano, e o crédito vai para o povo liberiano", disse a repórteres do lado de fora de sua residência, na capital da Libéria.

Gbowee estava em uma turnê literária nos Estados Unidos, informou seu escritório sediado em Acra, Gana.

A premiação foi dada quatro dias antes de uma tensa eleição presidencial na qual Sirleaf espera vencer uma disputa acirrada contra a principal figura da oposição, Winston Tubman, e o ex-líder rebelde Prince Johnson.

Issouf Sanogo/France Presse
Presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf, vencedora do Prêmio Nobel da Paz deste ano
Presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf, vencedora do Prêmio Nobel da Paz deste ano

Será a segunda eleição na Libéria desde o término da guerra civil de 14 anos, em 2003. Se ocorrer bem, poderá abrir caminho para bilhões de dólares em investimento em petróleo e mineração.

"O Prêmio Nobel da Paz vai dar força à tentativa dela de ser reeleita, mas também pode reforçar as críticas de partidos da oposição e da sociedade civil sobre a falta de um ambiente nivelado na corrida para as eleições," afirmou Hannah Koep, chefe de análise da África da Control Risks.

Embora a presidente tenha conquistado fama internacional como a primeira mulher eleita chefe de Estado da África e aplausos por manter a estabilidade, ela enfrenta críticas em casa pelo ritmo lento de reconstrução da infraestrutura e por fracassar em eliminar a corrupção dentro do seu governo.

O comitê eleitoral da Libéria disse nesta sexta-feira que a eleição de 11 de outubro vai prosseguir conforme previsto. "Vamos continuar conforme planejado, tudo está em seu curso. O Prêmio Nobel da Paz para a presidente de forma nenhuma impacta a corrida eleitoral," disse Nathan Mulbah, relações públicas do Comitê Nacional Eleitoral.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página