Descrição de chapéu Datafolha

Mercado imobiliário, em momento de alta, é alvo de investidores

Mais citado em pesquisa Datafolha, Quinto Andar aposta em tratamento customizado

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São Paulo

Foram lançados na cidade de São Paulo 76.500 imóveis em 2022. Embora o número seja cerca de 5% menor que o do ano anterior –variação que o setor considera como estabilidade—, é mais que o dobro dos 36 mil lançados em 2019, último ano antes da pandemia. No primeiro bimestre deste ano foram lançadas 3.541 unidades, 18% a menos que no mesmo período de 2022.

"Apesar de algumas dificuldades, como a taxa de juros elevada, o mercado respondeu bem no ano passado", diz Ely Wertheim, presidente-executivo do Secovi (Sindicato das Empresas de Compra, Venda e Administração de Imóveis).

Segundo ele, o mercado de aluguéis está bastante aquecido. "Muitos desses apartamentos menores são comprados por investidores para locação. Fundos de investimento e empresas especializadas também têm entrado firme nisso", afirma.

A cidade de São Paulo, responsável pela maior parte das operações do Quinto Andar
A cidade de São Paulo, responsável pela maior parte das operações do Quinto Andar - Leila Fugii/stock.adobe.com

De olho nesse movimento, o Quinto Andar lançou em 2022 uma iniciativa voltada a seus clientes que têm cinco ou mais imóveis. "É um atendimento de profissionais que entendem do mercado. Uma conversa do ponto de vista da gestão, para ajudar essa pessoa a ter mais rentabilidade", diz João Chueiri, diretor de marketing da empresa.

Além disso, a empresa lançou a rede quinto andar, parceria com outras imobiliárias que permite a penetração da empresa em outras cidades. Hoje, a companhia está presente em todo o Brasil na modalidade de compra e venda de imóveis e em cerca de 80 cidades quando se trata de aluguel. Em São Paulo, há as duas modalidades.

"A gente também tem investido muito na marca. No ano passado patrocinamos o Big Brother Brasil, e neste ano estamos fazendo isso de novo. Lançamos um novo logo e uma campanha nacional, chamada ‘histórias para morar’. Foi um ano ótimo para a marca em si, o que dá mais credibilidade para o negócio.", diz Chueiri.

As iniciativas ajudaram a empresa a ser eleita pela terceira vez consecutiva como a melhor imobiliária da cidade pelos paulistanos, com 13% das menções na pesquisa Datafolha, sua melhor performance. A empresa agora é a maior vencedora na categoria, superando a Lopes, que tem duas vitórias.

As duas imobiliárias anunciaram em março uma parceria para compartilhar suas carteiras de imóveis, o que aumenta estoque e visibilidade de ambas as empresas.

O Quinto Andar vende mil imóveis e aluga 12 mil todos os meses. No mesmo período, anuncia 13 mil novas unidades, em média, em cada uma das categorias (venda e aluguel). A empresa tem aproximadamente 200 mil contratos de aluguel sob sua gestão.

Para 2023, mais que expandir os negócios, a meta é garantir excelência com as iniciativas que já tem. "É um momento em que as empresas estão priorizando rentabilidade em vez de crescimento a qualquer custo. Ajustamos as operações apostando em cidades com maior potencial de crescimento para melhorar, como toda startup deseja, o nosso modelo de negócios", afirma o diretor de marketing.


QUINTO ANDAR

13% das menções
Fundação 2013
Unidades 80, em 6 países
Funcionários 3.500
Faturamento não divulga
Crescimento não divulga

O propósito do Quinto Andar é abrir portas para se morar melhor e o reconhecimento mostra como temos sido capazes de realizar esse proposito ajudar o paulistano. Sabemos o papel que a moradia tem na vida de todos nós. É o primeiro passo para a vida feliz e fazer parte de uma coisa tão importante é muito bacana. Esse reconhecimento de que estamos ajudando os paulsitanos a morar melhor nos deixa superfelizes

João Chueiri

diretor de marketing

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