Caso Prevent Senior foi experimento patrocinado por Bolsonaro, diz Renan Calheiros

Relator da CPI da Covid diz que Bolsonaro será indiciado por 'mortes que poderiam ter sido evitadas'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O relatório final da CPI da Covid vai apontar que o Brasil teve um agravamento da pandemia porque o governo federal recusou ofertas de vacinas. Segundo o relator da comissão, Renan Calheiros (MDB-AL), o presidente Jair Bolsonaro será indiciado “não em função das mortes da pandemia, mas das mortes que poderiam ter sido evitadas”.

Em entrevista ao podcast Café da Manhã, o senador disse que o caso de maior impacto da CPI foi o da Prevent Senior. Ele aponta que a operadora de saúde fez “um experimento patrocinado pelo presidente da República” com o uso de medicamentos sem eficácia contra a Covid-19.

Segundo Renan, devem ser indiciadas mais de 50 pessoas, incluindo o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello e o atual titular da pasta, Marcelo Queiroga. Também podem constar na lista Flávio, Eduardo e Carlos Bolsonaro.

A comissão vai decidir até o início de novembro se aprova o relatório, que então será encaminhado à Procuradoria-Geral da República e ao Ministério Público.

A inclusão da família Bolsonaro no documento é uma das divergências que levaram ao adiamento da apresentação do relatório, que estava marcada para esta terça-feira (19). Parte dos senadores não concorda com a inclusão dos filhos do presidente no relatório.

Ouça o episódio:

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Bruno Boghossian, com produção de Angela Boldrini, Jéssica Maes e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.