Nova temporada do podcast Meu Inconsciente Coletivo revela o que queremos esconder

Na sexta temporada do programa, Tati Bernardi conversa com psicanalistas sobre raiva, mentira e inveja

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A sexta temporada do podcast Meu Inconsciente Coletivo vai expor aquilo que as pessoas geralmente preferem manter escondido. No primeiro episódio, publicado nesta sexta-feira (10), a escritora, roteirista e colunista da Folha, Tati Bernardi, conversa com o psicanalista e pesquisador Daniel Kupermann sobre raiva, ódio e vingança. O lançamento da temporada faz parte de uma campanha da Folha voltada ao público feminino.

Tati Bernardi e Kupermann falam sobre diferentes formas de lidar com esses sentimentos, por exemplo por meio da escrita. "A própria sociedade tem instrumentos para sublimar a vingança. Por isso que a gente fala que não é para fazer justiça com as próprias mãos, porque a sociedade cria mecanismos para você canalizar sua indignação, sua raiva, seu ódio", afirma Kupermann, que é professor da USP e colunista da revista Cult.

Ouça o episódio:

No programa em áudio, que começou a ser publicado em fevereiro de 2021, Tati conversa com psicanalistas, psicólogos e psiquiatras e abre ao público temas recorrentes em suas sessões de terapia. Meu Inconsciente Coletivo já tratou de neuroses modernas, amor, e também de dramas vividos por personagens de grandes livros, filmes e séries.

"Nesta nova temporada eu resolvi que iria desenterrar meus recalques e tratar de assuntos que são proibidos nas redes sociais dos progressistas e bastante assustadores em tempos de cancelamentos: inveja, raiva, mentira, assédio, dificuldade em sentir sororidade, dificuldade em ser feminista o tempo todo, romantização de doenças e por aí vai", diz Tati Bernardi.

Além do programa em áudio, Tati Bernardi estreia nesta sexta a coluna O Pior da Semana, em que responde a questionamentos inusitados, reflexões incomuns e casos insólitos enviados por leitores. As mensagens podem ser transformadas em crônica pela escritora. Faz parte da campanha, feita em parceria com a RME (Rede Mulher Empreendedora), uma oferta especial de assinatura, com dois meses grátis e outros seis com 67% de desconto. Para assinar, basta acessar a página Especial Mulheres e preencher um breve cadastro.

Os episódios do podcast que tratam do que queremos esconder contam ainda com os psicanalistas Christian Dunker, Rubens Volich, Renally Xavier, Juliano Pessanha, Pedro Ambra, Fabiane Secches, Fernanda Lopes, Alessandra Affortunati Martins e Joice Berth.

Nas próximas semanas serão abordados temas como preconceitos, sexualidade, transtornos psíquicos e posições políticas. O podcast está nos principais agregadores e tem novos episódios todas as sextas, às 8h.

Meu Inconsciente Coletivo
Quando
às sextas, 8h
Onde Nas principais plataformas

A capa do podcast Meu Inconsciente Coletivo tem um divã ao centro e o nome do programa abaixo
No podcast Meu Inconsciente Coletivo, a escritora Tati Bernardi conversa com grandes psicanalistas - Editoria de Arte
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.