Podcast discute desdolarização da economia e ideia de moeda comum na América do Sul

Economista explica cenário proposto por Lula a colegas da América do Sul e do Brics

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Como parte de um plano de integração da América do Sul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu, nesta terça-feira (30), a criação de uma "unidade de referência comum para o comércio", para reduzir a dependência do dólar.

A declaração foi feita durante a abertura do encontro com representantes de todos os países da América do Sul, em Brasília.

Quando esteve na China, em abril, Lula já tinha falado em uma ampliação do comércio nas moedas dos países que integram o Brics, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. "Quem é que decidiu que era o dólar? Nós precisamos ter uma moeda que transforme os países numa situação um pouco mais tranquila, porque hoje um país precisa correr atrás de dólar para exportar", disse.

Em meio a uma disputa global com os Estados Unidos, a China tem expandido a influência do yuan. O país está abrindo espaço crescente na América Latina. No Brasil, o yuan já superou o euro como segunda maior moeda de reserva externa.

O dólar segue sendo a principal moeda em reservas internacionais. Mas a fatia dele nas reservas globais caiu de 73% em 2001 para 55%, em 2021, e 47%, em 2022.

O Café da Manhã desta quarta-feira (31) fala sobre como o dólar se tornou a principal moeda de reservas internacionais e o que isso envolve. Em entrevista ao podcast, Paulo Gala, professor de economia na FGV-SP e economista chefe do Banco Master, explica se existe caminho para uma desdolarização da economia.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Magê Flores, com produção de Laila Mouallem e Priscila Camazano. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.