Eleita melhor marca de turismo, CVC embarca cerca de cem aviões por dia com seus viajantes

Melhor marca de turismo: 36%
Agência de viagem on-line: 19%

Vamos viajar em números, muitos números. O ano era o de 1972, quando se expandia e se concentrava a indústria na Grande São Paulo, na época do chamado "milagre econômico". Em Santo André, a rua Cesário Motta era uma vitrine do boom econômico: agências bancárias, redes de lojas, pedestres dispostos a gastar.

O número 468 exibia uma placa, que ficava bem acima da porta de entrada e praticamente encobria a fachada da pequena agência de viagens. Nela, três letras na vertical, as iniciais de seu fundador, deixavam espaço para as marcas famosíssimas das companhias aéreas de então: Varig, Cruzeiro, Transbrasil, Vasp. Afinal de contas, voar, naqueles tempos, era mais que um luxo.

Enquanto as quatro empresas ficaram no passado, a lojinha não parou de crescer. Assistiu à derrocada não só das aéreas como também de inúmeros concorrentes.

Levando gente para passear —primeiramente metalúrgicos do ABC que iam de ônibus para a praia, depois diferentes classes trabalhadoras para qualquer canto do mundo—, foi ganhando cada vez mais terreno. As três letrinhas tornaram-se, então, gigantescas: CVC.

Só no ano passado, ela pôs para voar e também andar de ônibus seis vezes a população inteira de sua terra natal, Santo André, quase 4 milhões de passageiros. Enquanto você lê este texto, cerca de cem aviões estão cruzando os céus do Brasil com passageiros dela. Seja para relaxar numa praia, seja para fazer um intercâmbio em sete idiomas, seja para uma viagem de negócios, todo santo dia 14 mil passageiros estão com a CVC.

Para atender a essa multidão, são gerados cerca de 500 mil empregos indiretos, de guias a motoristas, de garçons a camareiras.

Mesmo em tempos bicudos, abre a cada três dias um novo ponto onde é possível visualizar as três letras azuis, que descansam sobre um círculo amarelo ao fundo. O faturamento gira na casa dos R$ 5,5 bilhões.

Neste ano, a marca deve reservar 4,6 milhões de diárias em hotéis e resorts por todo o globo terrestre. De cada dez passageiros que entram em suas 1.136 lojas franqueadas ou nas 6.500 agências multimarcas em 430 municípios do país, sete saem com "viagens customizadas", ou seja, organizadas do seu jeito.

A maioria deles (65%) opta por destinos nacionais, que, em si, constituem um vasto cardápio. De modo geral, a agência oferece em torno de mil lugares aqui e acolá: da festiva Porto Seguro (BA) à badalada Bancoc, na budista Tailândia.

A política da operadora segue a mesma cartilha de 45 anos atrás: para tornar o sonho da viagem possível, a compra pode ser parcelada em até 12 vezes. Para quem começou com as tradicionais excursões de fim de semana —além das praias, Barra Bonita e Campos do Jordão—, a CVC, a julgar pelo andar da carruagem, breve, breve deve chegar à Lua!

Publicidade
Publicidade
Publicidade
  1. 21/09/2018
    1. 'Praia das tartarugas' esbanja opções de resorts em estilo família

      O Iberostar Praia do Forte é opção certeira para quem procura uma viagem romântica, com amigos ou com a garotada a tiracolo.

    2. Club Med Rio das Pedras une descanso e esportes radicais no litoral fluminense

      Construído entre o mar e a montanha, o Club Med Rio das Pedras, em Mangaratiba (RJ), na região de Angra dos Reis, é uma boa opção para quem busca, além de conforto e descanso, agitação e opções de esporte.

    3. Pacote com tudo incluído permite relaxar o corpo no Transamerica Resort Comandatuba

      Neste verão, quem se hospedar no resort que fica no sul da Bahia poderá esquecer a carteira dentro da mala e relaxar não apenas o corpo, mas também o bolso.

    4. Novidade em Natal, Wish resort tem piscina de cara para o mar

      Localizado na Via Costeira, entre o Parque das Dunas e Ponta Negra, o Wish Natal é preparado para receber famílias e grupos de amigos que buscam conforto e contato com a natureza local. Afinal, o Rio Grande do Norte tem algumas das praias mais bonitas do Nordeste.

    5. Em frente ao mar azul do Caribe, resorts de Cancún e Riviera Maia atraem de grupos de amigos a casais

      A areia branca segue serena até tocar o mar azul-turquesa do Caribe sob uma leve brisa que ameniza o calor intenso. A paisagem é quase surreal, tamanha beleza. Mas elogios não fazem jus à pintura que pode ser vista da janela do Iberostar Cancún, resort que fica na zona hoteleira da cidade, porção mais turística da costa mexicana.

    6. Entre montanhas de Minas, Tauá Resort aposta em programação especial para a criançada

      A apenas 50 minutos de Belo Horizonte, o Tauá Resort, em Caeté (MG ), é daqueles lugares onde a família inteira se sente confortada. No Travelers' Choice do Trip Advisor 2018, ele aparece entre os 25 melhores do Brasil para famílias -e como o melhor do estado mineiro.

    7. Resort Santa Clara, no interior de SP, une spa luxuoso para os pais e aventuras para os filhos

      Em uma antiga fazenda de café no interior paulista, com 360 hectares, cuja sede foi construída pela família do presidente Washington Luís no início do século 20, o Santa Clara Eco Resort celebra duas décadas repletas de novidades.

    8. Resort Ponta dos Ganchos oferece bangalôs luxuosos para casais apaixonados em SC

      Exclusividade e privacidade são o lema do Ponta dos Ganchos. O resort all inclusive fica em uma península particular no município de Governador Celso Ramos, a 50 km de Florianópolis (SC). Conhecida como Costa Esmeralda, a região é famosa pelo mar de águas cristalinas, onde os banhistas costumam se deparar com peixinhos nadando entre suas pernas.

    9. Em estilo colonial, Casa Grande é clássico do litoral paulista

      Com estilo colonial brasileiro, pé-direito alto, em terreno de 45 mil m² repleto de palmeiras e vegetação tropical, o Casa Grande Hotel Resort & Spa é um clássico do litoral.

    10. Em Porto de Galinhas, Nannai tem ares polinésios, que fazem hóspede não querer arredar o pé de lá

      Uma certa atmosfera polinésia envolve o Nannai Resort & Spa, com seus bangalôs construídos sobre lâminas d'água e cercados por jardins tropicais. Sem mencionar os que estão à beira-mar, com piscinas e gazebos privativos. Há também apartamentos, mas em menor número que as acomodações mais cinematográficas.

  1. 1
  2. 2
  3. 3
Publicidade