Estados Unidos são o melhor país para viajar, segundo pesquisa Datafolha

Vencedor na categoria melhor país para viajar: Estados Unidos (18%)

Chicago é uma cidade de dupla personalidade –uma para o inverno, outra para o verão. Deve ser essa razão por que vem se consolidando nos últimos anos como a segunda cidade mais visitada dos EUA (eleito melhor país para viajar na pesquisa Datafolha ), atrás apenas de Nova York.

O município no estado de Illinois é um dos destinos prediletos dos próprios norte-americanos. Segundo dados do Choose Chicago, a cidade recebeu no ano passado 57.600.000 visitantes, um número 4,3 % superior ao de 2017, que já havia sido recorde. Os brasileiros lideram, representando 16,2 % do total de visitantes.

A cidade é um centro cultural, universitário e arquitetônico com praias à beira do Lago Michigan e bares e restaurantes ao longo do rio que cruza a região central.

Oleg Podzorov
Ponte DuSable, em Chicago
Ponte DuSable, em Chicago

Ao pé da escultura espelhada gigante do artista Anish Kapoor, que decora a entrada do parque mais central da cidade, é possível patinar no gelo ao ar livre durante o inverno. Ao abrigo do clima hostil, há atrações de classe mundial em grau só comparável a Nova York, como o Art Institute, o Museu da Ciência e Indústria e a Sinfônica de Chicago.

A rotina de shows e baladas segue firme e intensa durante o longo inverno. Chicago é um dos berços do blues e do jazz, com casas de shows que existem desde o início do século 20 e cuja atmosfera remonta os anos de proibição do álcool (1920-1933).

É o caso do famoso Green Mills, onde os shows são sempre de alto nível, e o drink clássico da casa, o Manhatan, ironicamente não consta do cardápio.

Mas a Chicago musical carrega também parte fundamental da história a música eletrônica, o que explica a intensa programação de suas pistas de dança. Foi ali que surgiu, no começo dos anos 1980, a house music, que disputava com o techno, nascido na vizinha Detroit, a primazia do gênero.

No verão a cidade se transforma na Califórnia do Norte, com suas praias artificiais pulsando de gente, e os calçadões transbordando de skates, bikes e patins.

As praias e água límpida, onde tem até onda, são o melhor lugar para testemunhar a profunda divisão racial que racha a cidade ao meio. Nas areias do centro e do norte, parte mais rica de Chicago, só se veem brancos tentando pegar uma cor. Já na região sul, bem menos afortunada, são as famílias afro-americanas que tomam conta do pedaço.

O calor bate tranquilamente os 30 graus nos meses mais quentes, e os bares e restaurantes abrem suas esplanadas e coberturas para o delírio de moradores e turistas.

O rio Chicago, que atravessa toda a região central, teve suas margens reformadas nos últimos anos, e é possível fazer caminhadas a beira da água ou tomar uma cerveja de olho no vai e vem de barcos.

É no rio que acontece também uma das principais turnês turísticas da cidade: o passeio arquitetônico. Organizado pelo Centro de Arquitetura de Chicago, além de outras empresas de turismo, o cruzeiro explica como a metrópole se tornou pioneira na construção de arranha-céus e referência mundial no desenho construtivo urbano.

Entre o casacão e o maiô, Chicago tem um estilo esquizofrênico e único no mundo.

*

QUEM LEVA

CVC
A partir de R$ 6.274. Nove noites no Ramada Plaza by Wyndham Chicago NorthShore, com aéreo. Sem café da manhã

cvc.com.br; tel. 3003-9282

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  1. 25/05/2019
    1. ANÁLISE: Marcas e destinos despontam e podem virar referência em turismo

      A pesquisa Datafolha sobre o melhor do turismo na opinião dos paulistanos mostra que, apesar de algumas marcas e destinos terem crescido no imaginário dos consumidores do setor no último ano, há ainda espaço expressivo a ser conquistado por players desse mercado.

    2. Favorito como site de locação para temporada, Airbnb estreia projeto com refugiados em junho na capital paulista

      Turismo também é praia de paulistano, ainda que a selva de pedra não esteja no litoral. E quando o assunto é site de locação para temporada, a megalópole está para peixe.

    3. Gol vence como melhor site de companhia aérea e programa de milhagem, aponta Datafolha

      Levantamentos sobre as necessidades dos clientes orientaram mudanças do site da Gol, segundo a assessoria da companhia aérea.

    4. Vivo e Claro são favoritas em roaming internacional, segundo pesquisa; empresas apostam em pluralidade de pacotes

      Bola dividida nas ligações do exterior: Claro e Vivo estão empatadas na pesquisa Datafolha. Nos anos anteriores, a Vivo liderava sozinha.

    5. Em categoria de estreia, porto de Santos é favorito entre os paulistanos entrevistados pelo Datafolha

      Até então inédita na pesquisa do especial Viaja sãopaulo, a categoria porto deu Santos na cabeça.

    6. Localizados em todas as regiões do país, cinco resorts dividem liderança como o melhor no Brasil

      Difícil escolher o melhor resort no Brasil. Como já ocorreu no ano passado, a pesquisa Datafolha empate em cinco deles.

    7. Porto Seguro, melhor seguro-viagem segundo entrevistados, tem público jovem como o mais interessado no serviço

      Viagem pode ser sinônimo de descanso. Até que um acidente, uma mala extraviada ou uma gripe inesperada torne o percurso uma grande dor de cabeça.

    8. Samsonite, líder na categoria, tem números crescentes em pesquisa Datafolha desde que chegou ao pódio

      A tecnologia que deixa seus produtos mais leves, seguros e, por que não, bonitos, é uma obsessão que a Samsonite não faz questão de esconder.

    9. Localiza, presente em seis países, é favorita dos paulistanos entre as locadoras de carro, aponta Datafolha

      A líder do setor de locação de veículos começou com uma frota de seis Fuscas comprados a prazo na cidade de Belo Horizonte, em 1973. Hoje, é a mais lembrada em seu nicho.

    10. Mazzaropi e Vale do Sol, eleitos os melhores hotéis fazenda, são redutos para adultos e crianças

      Para os paulistanos entrevistados em pesquisa Datafolha, hotel fazenda tem dois sinônimos: Mazzaropi e Vale do Sol. Nos últimos anos, são estes dois refúgios a cerca de 140 km da capital cada os vencedores na categoria.

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5
Publicidade