Criada em ambiente digital, Decolar é considerada melhor agência de viagem online e app em pesquisa Datafolha
Dólar abaixo de R$ 2, estreia de "Família Soprano", Motorola StarTAC no posto de gadget mais cobiçado do momento. O mundo era bem diferente há 20 anos, quando começou a operar na Argentina o Despegar.com.
Usar a internet para comprar passagens aéreas e reservar hotéis não fazia parte, definitivamente, da rotina dos turistas latino-americanos. Um dos pioneiros da região, o site de viagens hermano cresceu e logo chegou a outros mercados, da Venezuela ao México e ao Brasil, onde ganhou o nome Decolar.com.
De 1999 para cá, a indústria do turismo também viveu uma transformação. Apesar da explosão dos aplicativos de viagem, o agora apenas Decolar permanece na preferência: pela quarta vez consecutiva, foi eleito o melhor da categoria, com 15% das citações na pesquisa Datafolha.
E o percentual de entrevistados que não souberam mencionar seu app turístico favorito caiu de 62% em 2016 para 43% neste ano.
Para o diretor-geral Alexandre Moshe, o grande diferencial da empresa é ter nascido digital. "Investimos em uma experiência totalmente online quando todos ainda olhavam para isso com certa desconfiança", lembra.
Após duas décadas, uma nova identidade visual foi lançada em março, com logotipo totalmente repaginado. Ferramentas de inteligência artificial também entraram em cena.
"O viajante já pode construir um pacote 100% customizável", diz ele. "Essa flexibilidade de não precisar viajar em datas e com roteiros pré-estipulados nos mantém na vanguarda do setor." Qualquer semelhança com 20 anos atrás não é mera coincidência.