Criada em ambiente digital, Decolar é considerada melhor agência de viagem online e app em pesquisa Datafolha

Dólar abaixo de R$ 2, estreia de "Família Soprano", Motorola StarTAC no posto de gadget mais cobiçado do momento. O mundo era bem diferente há 20 anos, quando começou a operar na Argentina o Despegar.com.

Usar a internet para comprar passagens aéreas e reservar hotéis não fazia parte, definitivamente, da rotina dos turistas latino-americanos. Um dos pioneiros da região, o site de viagens hermano cresceu e logo chegou a outros mercados, da Venezuela ao México e ao Brasil, onde ganhou o nome Decolar.com.

De 1999 para cá, a indústria do turismo também viveu uma transformação. Apesar da explosão dos aplicativos de viagem, o agora apenas Decolar permanece na preferência: pela quarta vez consecutiva, foi eleito o melhor da categoria, com 15% das citações na pesquisa Datafolha.

E o percentual de entrevistados que não souberam mencionar seu app turístico favorito caiu de 62% em 2016 para 43% neste ano.

Para o diretor-geral Alexandre Moshe, o grande diferencial da empresa é ter nascido digital. "Investimos em uma experiência totalmente online quando todos ainda olhavam para isso com certa desconfiança", lembra.

Após duas décadas, uma nova identidade visual foi lançada em março, com logotipo totalmente repaginado. Ferramentas de inteligência artificial também entraram em cena.

"O viajante já pode construir um pacote 100% customizável", diz ele. "Essa flexibilidade de não precisar viajar em datas e com roteiros pré-estipulados nos mantém na vanguarda do setor." Qualquer semelhança com 20 anos atrás não é mera coincidência.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  1. 25/05/2019
    1. ANÁLISE: Marcas e destinos despontam e podem virar referência em turismo

      A pesquisa Datafolha sobre o melhor do turismo na opinião dos paulistanos mostra que, apesar de algumas marcas e destinos terem crescido no imaginário dos consumidores do setor no último ano, há ainda espaço expressivo a ser conquistado por players desse mercado.

    2. Favorito como site de locação para temporada, Airbnb estreia projeto com refugiados em junho na capital paulista

      Turismo também é praia de paulistano, ainda que a selva de pedra não esteja no litoral. E quando o assunto é site de locação para temporada, a megalópole está para peixe.

    3. Gol vence como melhor site de companhia aérea e programa de milhagem, aponta Datafolha

      Levantamentos sobre as necessidades dos clientes orientaram mudanças do site da Gol, segundo a assessoria da companhia aérea.

    4. Vivo e Claro são favoritas em roaming internacional, segundo pesquisa; empresas apostam em pluralidade de pacotes

      Bola dividida nas ligações do exterior: Claro e Vivo estão empatadas na pesquisa Datafolha. Nos anos anteriores, a Vivo liderava sozinha.

    5. Em categoria de estreia, porto de Santos é favorito entre os paulistanos entrevistados pelo Datafolha

      Até então inédita na pesquisa do especial Viaja sãopaulo, a categoria porto deu Santos na cabeça.

    6. Localizados em todas as regiões do país, cinco resorts dividem liderança como o melhor no Brasil

      Difícil escolher o melhor resort no Brasil. Como já ocorreu no ano passado, a pesquisa Datafolha empate em cinco deles.

    7. Porto Seguro, melhor seguro-viagem segundo entrevistados, tem público jovem como o mais interessado no serviço

      Viagem pode ser sinônimo de descanso. Até que um acidente, uma mala extraviada ou uma gripe inesperada torne o percurso uma grande dor de cabeça.

    8. Samsonite, líder na categoria, tem números crescentes em pesquisa Datafolha desde que chegou ao pódio

      A tecnologia que deixa seus produtos mais leves, seguros e, por que não, bonitos, é uma obsessão que a Samsonite não faz questão de esconder.

    9. Localiza, presente em seis países, é favorita dos paulistanos entre as locadoras de carro, aponta Datafolha

      A líder do setor de locação de veículos começou com uma frota de seis Fuscas comprados a prazo na cidade de Belo Horizonte, em 1973. Hoje, é a mais lembrada em seu nicho.

    10. Mazzaropi e Vale do Sol, eleitos os melhores hotéis fazenda, são redutos para adultos e crianças

      Para os paulistanos entrevistados em pesquisa Datafolha, hotel fazenda tem dois sinônimos: Mazzaropi e Vale do Sol. Nos últimos anos, são estes dois refúgios a cerca de 140 km da capital cada os vencedores na categoria.

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5
Publicidade