ANÁLISE: Marcas e destinos despontam e podem virar referência em turismo

A pesquisa Datafolha sobre o melhor do turismo na opinião dos paulistanos mostra que, apesar de algumas marcas e destinos terem crescido no imaginário dos consumidores do setor no último ano, há ainda espaço expressivo a ser conquistado por players desse mercado.

Das 50 categorias incluídas no estudo, em 44 há possibilidade de comparação dos resultados com os dados do ano anterior. Dentre essas, em apenas oito não se verifica oscilação negativa na dificuldade dos entrevistados em apontar benchmarks.

Maior lembrança, no entanto, não significa necessariamente multiplicidade nas respostas. Na grande maioria dos casos, as marcas e destinos que já lideravam edições anteriores do levantamento são as que mais ganham em período correspondente.

O diagnóstico em primeira análise deve despertar a atenção da concorrência, que pode identificar referências de atuação em cases que contrariam esse padrão, isto é, marcas e destinos que vêm melhorando suas performances mesmo sem terem figurado como líderes absolutos em edições anteriores.

É o caso por exemplo de Portugal. Desde que a pesquisa começou, em 2016, o país totaliza crescimento de seis pontos percentuais como o melhor destino estrangeiro. No mesmo espaço de tempo, o líder Estados Unidos perdeu sete pontos. O destino tem apelo especial entre os mais velhos e menos escolarizados.

Diante do atual xadrez geopolítico e favorecido pelos laços históricos e culturais com o Brasil, Portugal vem se destacando não só pela recente emigração de segmentos específicos de brasileiros para trabalho e residência como também para viagens de lazer - o país começa a ser associado a um bom lugar para se passar o verão no exterior e para degustação de vinho.

Internamente, o destaque fica por conta da Bahia. Pela primeira vez, o estado se isola na liderança como o melhor destino doméstico, deixando para trás reflexos da crise econômica que atingiram o Rio de Janeiro, cidade que sempre empatava com o nordestino na liderança da categoria.

A Bahia figura também entre os líderes na categoria de férias em família e no destino de Carnaval, onde sua capital, Salvador, aparece empatado numericamente com os cariocas. O município do Rio, no entanto, apesar das oscilações negativas dos últimos anos, por conta especialmente da crise na área de segurança pública, oscila positivamente dois pontos e mantém-se isolada como a melhor cidade turística nacional.

Sobre marcas, há importantes alterações em variáveis relativas às companhias aéreas, especialmente às nacionais, reflexo talvez de mudanças no cenário de mercado do setor nos últimos anos. Também vale notar nomes de plataformas digitais que começam a se fixar na mente do consumidor principalmente com o crescimento de uso dos aplicativos para compra de passagens e de reserva de hotéis.

*

A PESQUISA

1.632 entrevistados com 16 anos ou mais pertencentes às classes A e B da cidade de São Paulo que viajaram nos últimos 12 meses para fora do estado de São Paulo, ouvidos entre 11 e 23 de março

95% é o nível de confiança da pesquisa. Ou seja, se cem levantamentos fossem realizados com a mesma metodologia, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro

3 pontos percentuais para mais ou para menos é a margem de erro da pesquisa Datafolha

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  1. 25/05/2019
    1. ANÁLISE: Marcas e destinos despontam e podem virar referência em turismo

      A pesquisa Datafolha sobre o melhor do turismo na opinião dos paulistanos mostra que, apesar de algumas marcas e destinos terem crescido no imaginário dos consumidores do setor no último ano, há ainda espaço expressivo a ser conquistado por players desse mercado.

    2. Favorito como site de locação para temporada, Airbnb estreia projeto com refugiados em junho na capital paulista

      Turismo também é praia de paulistano, ainda que a selva de pedra não esteja no litoral. E quando o assunto é site de locação para temporada, a megalópole está para peixe.

    3. Gol vence como melhor site de companhia aérea e programa de milhagem, aponta Datafolha

      Levantamentos sobre as necessidades dos clientes orientaram mudanças do site da Gol, segundo a assessoria da companhia aérea.

    4. Vivo e Claro são favoritas em roaming internacional, segundo pesquisa; empresas apostam em pluralidade de pacotes

      Bola dividida nas ligações do exterior: Claro e Vivo estão empatadas na pesquisa Datafolha. Nos anos anteriores, a Vivo liderava sozinha.

    5. Em categoria de estreia, porto de Santos é favorito entre os paulistanos entrevistados pelo Datafolha

      Até então inédita na pesquisa do especial Viaja sãopaulo, a categoria porto deu Santos na cabeça.

    6. Localizados em todas as regiões do país, cinco resorts dividem liderança como o melhor no Brasil

      Difícil escolher o melhor resort no Brasil. Como já ocorreu no ano passado, a pesquisa Datafolha empate em cinco deles.

    7. Porto Seguro, melhor seguro-viagem segundo entrevistados, tem público jovem como o mais interessado no serviço

      Viagem pode ser sinônimo de descanso. Até que um acidente, uma mala extraviada ou uma gripe inesperada torne o percurso uma grande dor de cabeça.

    8. Samsonite, líder na categoria, tem números crescentes em pesquisa Datafolha desde que chegou ao pódio

      A tecnologia que deixa seus produtos mais leves, seguros e, por que não, bonitos, é uma obsessão que a Samsonite não faz questão de esconder.

    9. Localiza, presente em seis países, é favorita dos paulistanos entre as locadoras de carro, aponta Datafolha

      A líder do setor de locação de veículos começou com uma frota de seis Fuscas comprados a prazo na cidade de Belo Horizonte, em 1973. Hoje, é a mais lembrada em seu nicho.

    10. Mazzaropi e Vale do Sol, eleitos os melhores hotéis fazenda, são redutos para adultos e crianças

      Para os paulistanos entrevistados em pesquisa Datafolha, hotel fazenda tem dois sinônimos: Mazzaropi e Vale do Sol. Nos últimos anos, são estes dois refúgios a cerca de 140 km da capital cada os vencedores na categoria.

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5
Publicidade