Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
Publicidade

Serafina

Monge e fotógrafo, Nicholas Vreeland relembra início no budismo

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

"Vovó, eu sou... Eu sou... Eu sou budista." Foi com essa frase que Nicholas Vreeland contou à avó, a francesa radicada em Nova York Diana Vreeland (1906-1989), qual era sua vocação, muitos anos antes de o budismo virar moda. E olha que de adiantar tendências Diana entendia. Ela criou o ofício de editora de moda e, com ele, revolucionou as revistas "Vogue" e "Harper's Bazaar", entre os anos 1940 e 1970.

Mas não conseguiu ser moderna dentro de casa. "Ela disse: 'Como você pôde fazer isso comigo?' E eu respondi: 'Eu não fiz isso com você, vovó. Fiz comigo mesmo'", conta Nicholas, 57, ainda budista. E mais do que nunca.

Zé Ramalho fala sobre seu primeiro CD de inéditas desde 2007
Mais reportagens da revista Serafina
Sul-africana conta como criou três fashion weeks

Ele hoje é monge ordenado, acompanha o Dalai Lama como fotógrafo oficial em todas as suas viagens e ainda dirige o Tibet Center em Nova York.

Foi um longo caminho entre sair dos Estados Unidos e voltar para convencer socialites a colaborar com a defesa da criação do Estado do Tibete.

Joshua Bright
Neto da lendária editora de moda Diana Vreeland, Nicholas é monge budista e fotógrafo oficial do Dalai Lama
Neto da lendária editora de moda Diana Vreeland, Nicholas é monge budista e fotógrafo oficial do Dalai Lama

A terra do Dalai Lama só foi um país independente entre 1913 e 1959. Depois, foi tomada pela China e continua até hoje sob seu domínio.

Logo após a fatídica saída do armário religioso, em 1979, ele deixou o apartamento da vovó, uma cobertura toda decorada em vermelho na Park Avenue, e foi morar num monastério no Tibete, onde não tinha nem direito a uma cama. "Caminho do Meio é como os budistas chamam a busca do conhecimento e da iluminação. Em outras palavras, é a vida", explica.

Nicholas expôs pela primeira vez, na galeria Leica, em Nova York, em 2011. Na mostra, 20 retratos que ele fez dentro dos muros do monastério e que estavam à venda por R$ 2.000 ou mais. Com o dinheiro, pretendia ajudar a reconstruir o prédio onde moram os monges, na Índia.

Foi uma reviravolta total em sua vida. Quando foi para o monastério de Rato Dratsang, aos 23 anos, Nicholas nem levou câmera. Depois de alguns meses de intensivo em autoconhecimento, a família lhe despachou alguns equipamentos. Entre eles, uma câmera Leica e uma Lomo.

NA GAVETA

Mas ele retomou os retratos de uma maneira diferente. "Mantenho as câmeras fechadas numa gaveta. Só as saco quando estou completamente confortável com o tema que fotografarei. Não desejo fazer fotojornalismo."

E, como sua realidade nos anos 1980 era a vida que levava com outros 120 monges, os carecas em togas amarelo-canário e cor de vinho serviram como modelos.

Depois de passar um ano e pouco atazanando seus companheiros de meditação com cliques, o chefe do monastério o chamou para uma conversa.

O que parecia ser uma bronca era um pedido: o Dalai Lama precisava de alguém que o retratasse para a capa de um dos seus livros. E lá foi o pequeno discípulo ter com o maior representante vivo de Buda.

Assim, Nicholas Vreeland se tornou o fotógrafo oficial do Dalai Lama. "Ele sempre me surpreende com sua simplicidade. A maior lição que me deu na vida é que, se uma coisa é simples e próxima, ela é relevante."

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Envie sua notícia

Siga a folha

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página