DA REUTERS

Os acionistas da Apple Jana Partners e o Sistema de Aposentadoria dos Professores do Estado da Califórnia (CalSTRS) estão pedindo que a empresa tome medidas para lidar com o que eles classificam de o crescente vício de jovens em iPhones, disse Charles Penner, sócio do Jana.

Jana, um dos principais acionistas da empresa norte-americana, e o CalSTRS, um dos maiores planos de previdência pública dos Estados Unidos, enviaram uma carta para a Apple no sábado (6) pedindo à empresa que considere o desenvolvimento de um software que permita aos pais limitar o uso do telefone, relatou o jornal "The Wall Street Journal" no domingo.

Jana e CalSTRS, que juntos têm cerca de US$ 2 bilhões em ações da Apple, também pediram à empresa para estudar o impacto do uso excessivo de celulares na saúde mental, de acordo com o jornal norte-americano.

A questão do vício em telefone entre os jovens se tornou uma preocupação crescente nos Estados Unidos, com pais relatando que seus filhos não conseguem se afastar dos celulares.

CalSTRS e Jana estão preocupados com a possibilidade de a reputação e as ações da Apple serem prejudicadas caso essas questões não sejam tratadas, de acordo com o WSJ.

A CalSTRS e a Apple não responderam de imediato aos pedidos de comentários.

Na segunda-feira (8) à noite, em comunicado, a Apple disse que seu sistema operacional para dispositivos móveis, o iOS, oferece desde 2008 ferramentas que permitem que os pais controlem o uso dos aparelhos pelos filhos.

"Temos o compromisso de atender e até superar as expectativas de nossos clientes, principalmente no que diz respeito à proteção de crianças."

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.