Descrição de chapéu Facebook

Robôs do Telegram e Discord oferecem de jogos a 'Tinder'; veja opções

Aplicativos de mensagem têm funcionalidades para além da troca de textos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A polêmica atualização da política de privacidade do WhatsApp fez milhões de usuários migrarem para outros aplicativos de mensagens, mostrando que há mais opções na área do que se imaginava com diferentes funcionalidades.

Para além das funções básicas de troca de mensagens de texto e videochamadas, os apps oferecem de jogos a organização de uma festa virtual. Selecionamos abaixo algumas que podem ser aproveitadas nos momentos de lazer.

Telegram

Principal concorrente do WhatsApp, o Telegram não possibilita compartilhamento de "stories" como o app do Facebook.

Mas, por outro lado, o Telegram tem a vantagem de contar com uma variedade de bots –robôs desenvolvidos por terceiros– que ampliam as possibilidades para muito além das videochamadas e mensagens de texto, áudio e vídeo.

  • Faça novos amigos –e contatinhos

Diferentemente da concorrência, o Telegram permite conversar com pessoas que não estão na sua lista de contatos, desde que elas estejam geograficamente próximas a você. Basta acessar a aba de contatos e clicar na opção "Encontrar pessoas próximas", e você terá acesso a uma lista de usuários e a distância em que se encontram de você.

Há também grupos de usuários que compartilham interesses, desde reuniões de moradores do mesmo bairro até lugares para divulgar serviços, passando, é claro, por aqueles relacionados a atividades sexuais. Para garantir sua segurança, as pessoas só podem vê-lo se você clicar em "Ficar visível" –o que abre a possibilidade para visualizar o conteúdo dos grupos sem ser notado.

O Telegram também mostra grupos que estão próximos de sua localização
O Telegram também mostra grupos que estão próximos de sua localização - Reprodução

Outra opção é o Approxima Bot, inteligência artificial criada por estudantes da USP para aproximar universitários com interesses em comum. Chamada de "Tinder da amizade", a plataforma apresenta descrições de pessoas que já se cadastraram, de acordo com interesses selecionados por você, sem nome ou foto de perfil.

A partir daí, você decide se quer interagir com o usuário ou não. No entanto, ao contrário do Tinder, o objetivo não é o romance em si, mas sim o início de uma amizade com alguém que tenha gostos parecidos com você. Para testar, basta procurar por @approxima_bot na barra de busca ou clicar aqui.

Criado por estudantes da USP, Approxima Bot conecta no Telegram universitários com gostos parecidos
Criado por estudantes da USP, Approxima Bot conecta no Telegram universitários com gostos parecidos - Reprodução
  • Jogue com amigos e familiares

O Telegram também permite ao usuário jogar dentro do chat por meio de inteligência artificial. Basta procurar pelo nome do bot desejado na barra de busca e iniciar uma conversa com ele. Citado pelo próprio Telegram em seu site, o GameBot (@gamebot), em inglês, oferece três opções de jogos que só podem ser iniciados com outra pessoa.

Já o Gamee (@gamee), também mencionado no site oferece, em português de Portugal, uma variedade maior de games, que podem ser escolhidos por categoria (puzzle, arcade, ação etc.) e jogados sozinho ou coletivamente. Outra opção popular é o UNO Bot (@unobot), robô que permite acesso ao clássico jogo de cartas dentro do chat do app –assim como na versão física, são necessárias ao menos duas pessoas para jogá-lo.

Em português de Portugal, Gamee apresenta games de diferentes categorias para jogar só ou acompanhado
Em português de Portugal, Gamee apresenta games de diferentes categorias para jogar só ou acompanhado no Telegram - Reprodução

Discord

Criado em 2016 com o objetivo de ser uma plataforma leve e descomplicada para gamers conversarem durante as partidas sem interferir no desempenho dos jogos, o Discord tornou-se rapidamente um forte concorrente do Skype.

E, em tempos de home office forçado pela pandemia, ganhou popularidade no mundo corporativo, graças à facilidade de criar canais para equipes se comunicarem por texto ou então por voz e/ou vídeo –e ao fato de ser 100% gratuito, gerando uma economia considerável para as empresas, que também contam com opções de assinatura, caso queiram ir além do básico.

Mas o que nem todos sabem é que a plataforma também é uma boa alternativa para confraternizar à distância com amigos e familiares –ou apenas com robôs, caso prefira evitar interação humana. Veja a lista completa de bots disponíveis neste link. Abaixo, algumas sugestões de uso.

  • Crie sua própria festa virtual

Dançar e dividir bons drinques com os amigos online já não é mais novidade para ninguém. Muitos já fazem isso desde o início da pandemia, por meio de videochamadas em grupo, principalmente pelo Zoom. Mas, no Discord, é possível ir além. Depois de reunir os amigos em um mesmo canal na plataforma, basta adicionar um bot de música para ter à disposição seu próprio DJ.

O mais popular deles é o Groovy. Basta digitar “-play Nome da Música” que ele vai logo buscar a faixa no YouTube e a reproduz para todos do chat –que podem escolher estar com o microfone e a câmera de vídeo abertos ou não. Caso queira colocar algo na lista para tocar na sequência, basta escrever “-queue Nome da Música”. Mas a melhor parte é que todos têm poder de veto. Se alguém botar para tocar algo que você não suporte, é só digitar “-stop” que o som para imediatamente.

Caso você prefira ouvir músicas sozinho, mas tem preguiça de ficar buscando no YouTube, basta criar um servidor para si mesmo e convidar apenas seu personal bot DJ para confraternizar.

Criado por estudantes da USP, Approxima Bot conecta no Telegram universitários com gostos parecidos
Groovy serve de personal DJ para curtir músicas com os amigos no chat do Discord - Reprodução
  • Aventure-se em jogos

Assim como com o robô DJ, os bots de games executam ações de acordo com comandos escritos no chat. A diferença é que, para ouvir música, são simples e poucas as palavras que você precisa decorar, como mostramos acima. No caso dos jogos, há orientações específicas para cada decisão a ser tomada.

Há uma clara vantagem para quem domina o inglês e/ou foi um adolescente adepto do mIRC, uma das primeiras plataformas de comunicação online, entre os anos de 1998 e 2003.

Testamos dois dos jogos mais populares na lista de bots do Discord: EPIC RPG e Poketwo. Como o nome sugere, o EPIC RPG permite ao usuário viver uma aventura no gênero role-playing game (RPG), capturando criaturas selvagens e coletando materiais para construir abrigos à fim de sobreviver em meio à natureza.

Já no Poketwo, o objetivo é se tornar um mestre Pokémon. Para tanto, como na animação japonesa, é preciso capturar pokémons –no Discord, isso é feito escrevendo o nome da criatura no chat– e vencer batalhas contra outros aspirantes a mestres. Não conseguimos chegar tão longe.

EPIC RPG permite ao usuário viver uma aventura no chat do Discord
EPIC RPG permite ao usuário viver uma aventura no chat do Discord - Reprodução
  • Bônus: rickrolling

Outro robô popular no Discord é o RickBot, cuja única função é "rickrollear" os demais participantes do chat, ou seja, fazer com que todos ouçam o clássico "Never Gonna Give You Up", de Rick Astley, numa espécie de pegadinha que fez a faixa viralizar na internet 20 anos após seu lançamento (nada que não pudesse ser feito mandando o Groovy tocar a faixa).

RickBot é o robô perfeito para "rickrollear" os amigos no Discord
RickBot é o robô perfeito para "rickrollear" os amigos no Discord - Reprodução

Facebook

Se tudo o que citamos anteriormente soou como um idioma completamente desconhecido, talvez a melhor opção para você seja o bom e velho Facebook, atual dono do WhatsApp. Há vários jogos disponíveis na aba de Instant Games da rede social, tanto na versão mobile quanto no desktop.

Desde o clássico Tetris até o atual Coin Master, passando por vários outros nomes conhecidos, como Candy Crush, Angry Birds e o já citado Uno.

Além da interface largamente conhecida, outra vantagem é a facilidade de competir diretamente com amigos e familiares –ao menos os que seguem na rede.

Facebook disponibiliza uma gama variada de clássicos e contemporâneos para jogar com família e amigos
Facebook disponibiliza uma gama variada de clássicos e contemporâneos para jogar com família e amigos - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.