Descrição de chapéu tecnologia

Twitter do IBGE é invadido por corretora de criptomoedas

No 1º dia do Censo, informações da conta oficial ficaram adulteradas até as 20h desta segunda

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O perfil do Twitter do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) foi invadido por uma corretora de criptomoedas nesta segunda-feira (1º), dia em que o Censo Demográfico começa a chegar às casas brasileiras.

Por volta das 19h, a conta @ibgecomunica da rede social estava com a foto de perfil, biografia e nome alterados. As informações haviam sido substituídas pelas da empresa Exodus Crypto Wallet.

"Lançamos uma nova atualização! Agora você pode não apenas guardar suas criptomoedas, mas também comprar NFT!", dizia o tweet publicado pela corretora no perfil do órgão público, que foi apagado por volta das 20h desta segunda.

Perfil do Twitter do IBGE foi invadido por corretora de criptomoedas
Perfil do Twitter do IBGE foi invadido por corretora de criptomoedas - Reprodução

Em nota, o IBGE disse que os gestores das redes sociais já alertaram aos administradores do Twitter e acionaram a área de informática do órgão.

O Censo, que costuma ser realizado de dez em dez anos, é considerado o trabalho mais detalhado sobre as características demográficas e socioeconômicas da população brasileira.

A edição mais recente ocorreu em 2010. A nova pesquisa seria em 2020, mas foi adiada com as restrições provocadas pelo início da pandemia de Covid-19.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.