Usuários do Gmail, serviço de e-mail do Google, relataram instabilidade na plataforma neste sábado (10). O site Downdetector, que registra reclamações do tipo, mostrou um pico de 149 notificações às 12h01. No Twitter, internautas do Brasil e de outros lugares do mundo fizeram seus registros. Segundo o Google, o serviço já foi normalizado.
Dentre as queixas notificadas no Downdetector, 58% foram em relação a não receber e-mails, 26% em relação a conexão com o servidor e o restante foi referente à transmissão.
No Twitter, rede social que geralmente é procurada quando há falhas em outras redes e aplicativos, pessoas sinalizam que não conseguem nem receber nem enviar e-mails e reclamam que o serviço está fora do ar.
Internautas fora do Brasil também relatam problemas. O Express Technology, veículo de notícias sobre tecnologia da Índia, afirmou que o Gmail apresenta falhas globais e que o Google está trabalhando para mitigar os danos. Há pelo menos relatos nos Estados Unidos e na Escócia.
A Folha procurou o Google Brasil para entender o ocorrido, que direcionou para o Google Workspace com informações sobre o incidente. Segundo a página, a empresa detectou os problemas por volta das 12h35 de Brasília, afirmando que os usuários "poderiam enfrentar entrega de atrasos de e-mails" e que sua equipe de engenharia estava trabalhando para resolver a situação.
Às 15h27 de Brasília, a companhia disse que a situação tinha voltado ao normal.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.