Descrição de chapéu tecnologia

BMW apresenta protótipo de carro que muda de cor e faz projeção no para-brisa

"Vision Dee" foi exibido no evento da gigante alemã na feira de tecnologia CES

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Las Vegas | AFP

A gigante alemã BMW apresentou, na quarta-feira (4), na CES 2023, feira de tecnologia de Las Vegas, um protótipo de automóvel que pode mudar de cor e tem tecnologias digitais em seu interior, como a projeção de informações no para-brisa.

Batizado de "BMW i Vision Dee", o novo carro foi apresentado no encontro anual da CES, durante um minisshow, que teve a participação do ator Arnold Schwarzenegger.

O BMW i Vision Dee pode mudar de cor com toda uma paleta de cores, uniformemente, em faixas, ou em um padrão quadriculado.

O BMW i Vision Dee pode mudar de cor com uma paleta de cores - Steve Marcus - 4.jan.2023/Reuters

No ano passado, no mesmo evento, o fabricante já havia apresentado um carro que muda de cor, mas apenas para o cinza. A capacidade de projetar dados como velocidade e direção em toda largura do para-brisa, por exemplo, estará disponível a partir de 2025.

A BMW destacou ainda que o veículo pode projetar imagens em realidade aumentada, ou mesmo transformar todo para-brisa em uma tela, tecnologias que, em tese, permitem misturar "o mundo real e o virtual".

A ideia é criar, com um conjunto de programas informáticos, um "companheiro" que ofereça uma experiência personalizada, explicou o CEO do grupo alemão, Oliver Zipse.

O nome Dee é um acrônimo em inglês para "Experiência Digital Emocional".

Maior feira de tecnologia do mundo, a CES abriu as portas nesta quinta-feira (5) em Las Vegas. Seus organizadores esperam recuperar o brilho dos anos anteriores, após as duas últimas ofuscadas pela pandemia da Covid-19.

O BMW i Vision Dee (Digital Emotional Experience), carro que muda de cor - Getty Images via AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.