30 vídeos selecionados revisitam 10 anos da TV Folha

Retrospectiva inclui musicais, entrevistas, reportagens e minidocumentários

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em fevereiro de 2011, a então nonagenária Folha resolveu investir numa linguagem com a qual experimentava havia pouco tempo e escalou repórteres, colunistas e fotógrafos para contar histórias também em vídeo.

Em uma década, a TV Folha publicou reportagens, minidocumentários, entrevistas e análises, apresentou musicais, testou novas tecnologias, promoveu debates ao vivo, explicou conceitos e contextualizou o noticiário em produtos audiovisuais.

Durante um mês, uma retrospectiva nas redes sociais da Folha vai lembrar 30 dessas centenas de vídeos.

Uma versão semanal dessa produção chegou à TV em março de 2012, na Cultura. Com 30 minutos de duração, o programa editado por Fernando Canzian (hoje repórter especial da Folha) e dirigido por João Wainer (colunista do jornal) era exibido nas noites de domingo.

Bastidores de gravação da TV Folha na Redação do jornal, em outubro de 2012 - Reinaldo Canato - 28.out.2012/Folhapress

O formato reunia um time de colunistas, como Fernando Rodrigues, Barbara Gancia, Vinicius Torres Freire e Xico Sá, além de reportagens produzidas nas Redações de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.

O cardápio juntava alguns dos principais temas da semana abordados pelo jornal e material exclusivo feito para a TV Folha —a primeira edição, por exemplo, tinha uma entrevista com o então prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), e um depoimento inédito do compositor Chico Buarque.

No ano seguinte, quando centenas de milhares de pessoas foram às ruas em protestos contra o aumento da tarifa de transporte público, a TV Folha acompanhou de muito perto a dura repressão policial, que deixou dezenas de feridos, incluindo a então repórter da Folha Giuliana Vallone, atingida no olho por uma bala de borracha.
Os vídeos foram o primeiro trabalho de um jornal a ganhar o Prêmio Esso de Telejornalismo e depois foram editados no documentário "Junho - O Mês que Abalou o Brasil", que estreou nos cinemas um ano mais tarde.

Agora centenária, a Folha segue produzindo jornalismo em vídeo, trabalhando em séries documentais premiadas, como "Estado Alterado", "Um Mundo de Muros", "Pantanal Sitiado", "Amazônia sob Bolsonaro" e "Inocentes Presos".

Atualmente, a editoria publica também uma série de minidocs com histórias de mulheres que sofrem diferentes tipos de violência no Brasil. "Gênero: feminino" aborda, em oito capítulos, crimes como tráfico de pessoas, estupro, exploração sexual, feminicídio e perseguição virtual, além de casamento infantil e violência obstétrica e política.

"Cada filme se concentra no relato de uma única mulher, numa tentativa de dar nome e concretude às histórias que costumamos encarar como estatísticas", diz a editora da TV Folha, Beatriz Peres.

Todos os vídeos podem ser vistos no site da Folha ou no canal no Youtube.

No dia 15 de dezembro, às 15h, a Folha vai promover uma conversa virtual da editora com leitores sobre a produção audiovisual do jornal, dentro de uma série organizada pela editoria de Interação. Interessados podem se inscrever pelo email interacao@grupofolha.com.br.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.