Descrição de chapéu Deutsche Welle

Vídeo: 'Reprodução por tortura' de cachorros 'salsicha', pug e buldogue pode ser banida na Alemanha

Projeto de lei visa restringir a reprodução de cães que podem sofrer ao longo da vida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Deutsche Welle

A Alemanha vai mesmo banir os populares cachorros salsichas? O assunto rodou a imprensa do mundo inteiro. Mas não é bem assim.

A Alemanha está analisando um projeto de lei de proteção aos animais. Ele visa restringir a reprodução de bichinhos que podem sofrer ao longo da vida. Isso por conta de algumas características físicas, que deverão ser bem definidas na lei.

Mas a associação de criadores de cachorros do país lançou um alerta. Ela afirma que a lei pode vir a banir a reprodução de cães da raça dachshund, já que as pernas curtas e a coluna alongada dos salsichas podem causar problemas nos joelhos, quadris e costas.

Raças como o buldogue e o pug, que sofrem de problemas respiratórios, também seriam alvo da lei. Mas o governo alemão foi categórico em dizer que não, nenhuma raça será banida. O projeto se refere somente à chamada "reprodução por tortura", que é aquela que inflige "dor, sofrimento e danos" ao animal.

Em outras palavras, a lei visa evitar que os criadores reproduzam cães tão deformados que eles tenham uma vida inteira de problemas de saúde. Um porta-voz do Ministério da Agricultura alemão disse assim: "Os animais não podem ser atormentados só porque as pessoas acham algo esteticamente agradável."

A reprodução por tortura é ilegal na Alemanha há três décadas. Mas até agora a lei tem sido vaga e aberta à interpretação. E é aí que entra o novo projeto de lei. Enquanto a associação de criadores lançou uma petição contra ele, a organização de defesa dos direitos dos animais Peta fez um apelo a favor.

E mais, ela pede que a lei inclua, de fato, a proibição de 17 raças, entre elas os salsichas. "A Peta apoia esforços para impedir que mais cães sofredores nasçam num mundo que já está repleto de cães sem lar."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.