Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/08/2010 - 15h36

Bolsão de água dentro de geleira ameaça vale francês

Publicidade

DA REUTERS, EM LYON (FRANÇA)

Um bolsão de água suficiente para encher 20 piscinas olímpicas, retido dentro de uma geleira no monte Blanc, pode estourar a qualquer momento, provocando uma grave ameaça contra um vale dos Alpes franceses, disseram autoridades francesas.

O CNRS (Centro Nacional de Pesquisas Científicas, na sigla em francês) disse que, se forem liberados, os 65 mil metros cúbicos de água descobertos dentro da geleira Tête-Rousse podem destruir tudo no seu caminho, inclusive aldeias vizinhas e quase 900 casas.

Uma catástrofe dessas já aconteceu na área em 1892, matando 200 pessoas.

A descoberta foi feita em meio a um monitoramento de rotina na geleira. "Não esperávamos encontrar esse bolsão de água", disse Christian Vincent, engenheiro geofísico do CNRS.

"Esta ocorrência é muito rara. A água nos glaciares normalmente é drenada naturalmente, por gotejamento. Neste caso, o glaciar aprisionou uma água muito fria, e ameaça explodir por causa da pressão. Ela agora parece uma panela de pressão", disse Vincent.

As autoridades disseram ter alertado 3.000 moradores, e o prefeito da vizinha Saint Gervais, Jean-Marc Peillex, explicou que entre meados de agosto e outubro serão perfurados drenos verticais a partir do alto da geleira para bombear a água retida.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página