Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/08/2010 - 02h30

Obama nada no golfo e diz que trabalhos para atenuar danos não acabaram

Publicidade

DA EFE

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assegurou neste sábado que o vazamento de petróleo no golfo do México parou, mas que o governo seguirá trabalhando "até o final" para atenuar os danos ambientais.

"O petróleo não está mais vazando no golfo do México e não fluiu durante um mês, mas estou aqui porque nosso trabalho não terminou e não vamos a lugar algum até que esteja (finalizado)", disse Obama, em um discurso em Panamá City, no estado americano da Flórida.

"Vamos estar aqui não só até que o poço esteja totalmente selado (...), mas até que a região tenha se recuperado de todo o dano causado. Este é meu compromisso", ressaltou.

A BP é a operadora da plataforma Deepwater Horizon, cuja explosão no dia 20 de abril, que provocou a morte de 11 trabalhadores, e seu afundamento dois dias depois gerou um grande vazamento de petróleo no Golfo do México.

Obama disse ainda que o governo continuará realizando os testes necessários para assegurar que tanto a águas quanto a pesca são seguras.

Quanto às compensações, lembrou que, em junho, os executivos da BP se comprometeram a criar um fundo de US$ 20 bilhões para custear os danos e atender as reivindicações da população, e considerou "inaceitável" qualquer atraso no pagamento.

Casa Branca/Efe
Obama e sua filha Sasha nadam em praia do golfo do México
Obama e sua filha Sasha nadam em praia do golfo do México

EXEMPLO

Obama viajou à Flórida para passar o fim de semana com sua esposa Michelle e sua filha Sasha e para promover o turismo local, que registrou perdas durante os últimos meses e deve sofrer mais durante setembro e outubro.

Durante seu discurso, Obama assegurou que, graças aos esforços, o litoral americano no golfo do México está limpo, seguro e totalmente aberto ao público, uma das razões pelas quais viajou com sua família e porque "é um lugar precioso para visitar".

Obama, deu o exemplo e tomou o esperado banho nas águas do litoral do golfo do México para demonstrar que não estão poluídas e que as praias estão prontas para receber turistas.

Obama se nadou com sua filha na praia do hotel onde estão hospedados e, para que não haja dúvidas, a Casa Branca postou no portal "Flickr" a fotografia.

A dúvida se Obama o faria ou não estava era especulado desde que foi anunciado que passaria o fim de semana no estado da Flórida. Especulava-se que o banho poderia acontecer no domingo, já que no sábado o presidente tinha programado se reunir com empresários locais para conhecer de perto a realidade do vazamento.

O mergulho de cabeça aconteceu na baía de Saint Andrew, em águas do Alligator Point, perto do restaurante onde almoçaram.

Os Obama também levaram Sasha para um mini-golfe para se divertir praticando um dos esportes favoritos do presidente.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página