Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/09/2010 - 15h58

Obama veta painel solar na Casa Branca; Carter era adepto da tecnologia

Publicidade

DE SÃO PAULO

Algumas semanas depois de destinar US$ 2 bilhões para novas pesquisas com energia solar, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, decidiu vetar a instalação de painéis solares no teto da Casa Branca.

O lar presidencial dos Estados Unidos já teve painéis de captação de luz solar antes. Eles foram instalados em 1979 pelo presidente Jimmy Carter, que esteve à frente do país entre 1977 e 1981.

Tim Sloan/AFP
Para ambientalistas, Obama não quis ser comparado ao ex-presidente Jimmy Carter, adepto dos painéis solares em 1979
Para ambientalistas, Obama não quis ser comparado ao ex-presidente Jimmy Carter, adepto dos painéis solares em 1979

Na ocasião, Carter fez uma conferência de imprensa para anunciar a instalação dos 32 painéis e falou sobre a importância de se reduzir a importação de petróleo.

Os painéis de Carter tinham cerca de 55 quilos cada e aproximadamente dois metros de comprimento-- bem diferentes dos painéis leves oferecidos para Obama por uma empresa californiana chamada "Sungevity".

Os ativistas que propuseram a instalação do equipamentos na casa presidencial, encabeçados por Bill McKibben, fundador da ONG chamada 350.org, ficaram decepcionados com a resposta negativa de Obama.

DECEPÇÃO

De acordo com material divulgado em blogs americanos, um deles vinculado ao jornal "New York Times", os ativistas esperavam uma atitude simbólica do presidente no sentido de incentivar as energias limpas.

Foi isso que fez a primeira-dama, Michelle Obama, para incentivar, simbolicamente, a alimentação saudável. Ela plantou um jardim de vegetais na Casa Branca.

"Obviamente, painéis solares na Casa Branca não resolveriam o problema climática ambiental. Mas seriam um ato político importante", disse McKibben ao jornal "Washington Post".

Ainda de acordo com McKibben, o presidente Obama refutou a energia solar com receio de ser comparado ao presidente democrata Carter. Isso poderia ser negativo, considerando a proximidade das eleições estaduais que acontecerão em novembro.

ENERGIA PARA O CAFÉ

A energia solar na Casa Branca durou exatos sete anos. Em 1986, o presidente Ronald Reagan mandou tirar os painéis durante uma reforma no telhado do lar presidencial-- talvez porque ele estivesse animado com a queda de preços do petróleo.

As placas foram enviadas para a "Unity College", uma universidade dos EUA com foco em cursos ambientais. Até recentemente, eram usadas na cafeteria pelos estudantes, para esquentar água.

Depois do "não" de Obama, os assessores da Casa Branca lembraram que o Governo dos EUA está investindo cerca de US$ 80 bilhões em energias renováveis e tecnologias sustentáveis.

Mas a ONG 350.org não pretende desistir da ideia. A Casa Branca já está no alvo das ações ambientalistas do próximo 10 de outubro --dia internacional de ação contra as mudanças climáticas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página