Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/09/2010 - 10h20

Cálculo mostra que óleo derramado pela BP ficou acima dos 4 milhões de barris

Publicidade

DA "NEW SCIENTIST"

A British Petroleum (BP) afirma que 4 milhões de barris foram derramados no golfo do México, mas uma pesquisa da Universidade Columbia, em Nova York, mostra que esse volume pode ter sido maior: 4,4 milhões.

Pesquisadores do Observatório Terrestre Lamont-Doherty, que pertence à universidade, os geofísicos Timothy Crone e Maya Tolstoy estimam que entre 56 mil e 68 mil barris vazaram por dia.

Reuters
Vídeo do vazamento da BP no oceano; geofísicos calcularam volume de óleo liberado diariamente a partir de imagens
Vídeo do vazamento da BP no oceano; geofísicos calcularam volume de óleo liberado diariamente a partir de imagens

Vazamento de poço da BP no golfo do México é declarado definitivamente extinto
BP tinha sido criticada meses antes de vazamento de óleo nos EUA

Até agosto, o governo repetidamente atualizou o volume de óleo derramado diariamente. No início, foram citados mil barris e, progressivamente, o número chegou entre 53 mil e 62 mil.

Os dois geofísicos tiveram acesso a dois vídeos de alta resolução, divulgados pelas autoridades federais norte-americanas, com imagens do fundo do mar.

Eles puderam determinar a taxa de vazamento analisando o tamanho da abertura da tubulação e a velocidade do óleo captada pela câmera --uma técnica de velocimetria conhecida pela sigla em inglês OPV ("optical plume velocimetry").

O pesquisador encarregado do cálculo de vazamento diário, Bill Lehr, da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, disse à revista "New Scientist" que a agência utilizou a mesma metodologia de cálculo, mas não quis fazer outros comentários.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página