Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/05/2011 - 09h26

Aquecimento ártico pode fazer mar subir 1,6 metro neste século

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

O aquecimento do Ártico, a uma velocidade duas vezes maior do que a média global, deverá elevar o nível do oceano em até 1,6 metro em 2100, ampliando as estimativas feitas pelos cientistas alguns anos atrás, diz um estudo divulgado na terça-feira.

O derretimento do gelo e da neve tem sido responsável por 40% do recente aumento do nível do oceano e deve causar um impacto ainda maior no futuro, de acordo com o Amap (Projeto de Monitoramento e Avaliação do Ártico, sediado em Oslo).

"O nível global dos oceanos tem previsão de aumento entre 0,9 metro e 1,6 metro até 2100. O derretimento das geleiras do Ártico e das calotas de gelo da Groenlândia darão uma contribuição substancial para isso", diz o artigo.

Mesmo tratando-se de um evento relativamente lento, ele deve trazer consequências devastadoras para as cidades costeiras, principalmente as densamente povoadas e de localização mais baixa, como algumas regiões de Bangladesh, Vietnã e China.

No começo de 2007, o IPCC (painel do clima da ONU) previu que os oceanos se elevariam entre 18 e 59 centímetros até o final do século.

Contudo, o estudo não havia incluído o potencial do impacto do derretimento, especialmente vindo da Groenlândia. Sozinha, ela contém água congelada suficiente para elevar o oceano em, no mínimo, cinco metros.

O estudo mostra que os últimos seis anos foram os mais quentes já registrados no Ártico.

Nos últimos verões, as temperaturas ali foram as mais elevadas em 2.000 anos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página