Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/05/2011 - 13h47

Governo errou por chegar tarde ao debate do código, diz relator

Publicidade

DANIEL RONCAGLIA
DE SÃO PAULO

O deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP) afirmou nesta quinta-feira que o erro do governo na questão do Código Florestal foi ter chegado tarde ao debate na Câmara dos Deputados.

"O governo na primeira fase, que foi de discussão e votação na comissão especial, ficou praticamente ausente", afirmou o relator do projeto, em evento sobre ambiente em São Paulo.

Editor da Folha destaca prós e contras; ouça
Governo teme derrota de Código Florestal no Senado
Senado não tem pressa em votação, diz Sarney
Veto de Dilma atenderia a "interesses internacionais"
Veja deputados que votaram a favor e contra emenda
Dilma irrita-se com Código Florestal e promete veto
Câmara aprova texto final de lei ambiental
Câmara aprova texto-base do Código Florestal

Para ele, faltou informação ao governo. Ontem (25), ele chegou a dizer que a presidente Dilma Rousseff estava desinformada sobre o assunto.

"Quando acompanhou de forma mais atenta a fase final da votação, o governo chegou tarde com soluções que não poderiam ser acolhidas na Câmara", disse o deputado, lembrando que o debate durou cerca de dois anos.

De acordo com Aldo, os agricultores não foram ouvidos. "O governo manteve as portas mais abertas para um dos lados, que foi o lado do Meio Ambiente. Fez uma reunião com os ex-ministros do Meio Ambiente, mas não fez uma reunião com os ex-ministros da Agricultura."

Ele afirmou também que pediu ao ministro da Casa-Civil, Antonio Palocci, e ao líder do governo na Câmara, deputado Candido Vacarezza (PT-SP), que levem as mudanças desejadas para o Senado.

Para Rebelo, não houve derrota do governo. Na base aliada, 112 deputados votaram contra a proposta do governo.

"O projeto foi aprovado por 410 votos favoráveis, inclusive com um encaminhamento favorável do líder do governo. O que houve foi uma polêmica em torno de uma emenda, de um artigo."

O deputado disse que o caso Palocci não teve interferência na votação da Câmara. "O ministro foi um interlocutor permanente nessa matéria. No dia da votação eu almocei com ele, conversamos longamente em busca de uma solução adequada."

O relator do texto original da lei florestal rebateu ainda as críticas fora do país. "A imprensa estrangeira não está desinformada, ela está mal informada."

O deputado afirmou que não pretende ser relator do Código Florestal se ele voltar para a Câmara.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página