Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/02/2011 - 09h42

Grupo de brasileiros vai a aeroporto para tentar deixar Egito

TARIQ SALEH
DA BBC BRASIL, NO CAIRO

Um grupo de brasileiros que vive no Cairo se dirigiu nesta quarta-feira para o aeroporto da cidade na tentativa de deixar o país, mesmo sem a garantia de que conseguirão embarcar.

Eles tentam deixar a capital egípcia diante dos protestos contra o regime de Hosni Mubarak, que já duram nono dias.

Arquivo Pessoal
Grupo de brasileiros que vive no Cairo e se dirigiu nesta quarta-feira ao aeroporto para tentar deixar o país
Grupo de brasileiros que vive no Cairo e se dirigiu nesta quarta-feira ao aeroporto para tentar deixar o país

Depois de presenciar cenas de batalha em frente ao condomínio onde mora, em uma das avenidas principais do centro do Cairo, a gaúcha Andréia Feijó decidiu ir para o aeroporto, na esperança de tentar voltar para o Brasil.

"A empresa de meu marido providenciou nossa saída por precaução, mas ainda não sei se o voo vai sair", disse Andréia à BBC Brasil.

Ela contou que na semana passada viu de perto os confrontos entre a polícia egípcia e manifestantes.

Segundo Andréia, ela o marido estavam de férias no Brasil e haviam voltado ao Egito no dia 23 de janeiro, dois dias antes do início dos protestos contra Mubarak.

"De repente, vimos em frente ano nosso condomínio todas aquelas cenas, que me deixaram tensa. Há dois dias, meu marido disse que a empresa decidiu que era hora de deixar o país", contou a porto-alegrense.

O marido de Andréia, o também gaúcho Rodrigo Alves, disse que o casal sairia ainda pela manhã rumo ao aeroporto porque o caminho estava cheio de bloqueios.

"Levaremos um tempo até chegar. Estamos levando somente o necessário porque pensamos em voltar assim que a situação acalmar", disse Alves, natural de Caxias do Sul.

PRAÇA DA LIBERDADE

A praça Tahrir (liberdade em árabe), que concentra os protestos contra Mubarak e tem reunido centenas de milhares de manifestantes, atraiu a curiosidade dos brasileiros hospedados em um hotel a poucas quadras do local.

"Vi os protestos de terça-feira e foi impressionante. No início, deu medo, mas agora que são pacíficos é de emocionar ver os egípcios lutando por liberdade", disse Paulo Araújo.

Juntamente com outros sete brasileiros, ele também iria para o aeroporto do Cairo para tentar embarcar em um voo marcado para o início da tarde desta quarta-feira.

"Uma brasileira do nosso grupo conseguiu embarcar na terça-feira e isso nos deu mais esperança", disse o brasiliense.

Ana Carolina de Barros Camargo, de Belo Horizonte, disse que não via a hora de deixar o Cairo e voltar ao Brasil.

"Eu sei que poderemos chegar ao aeroporto e o voo acabar não saindo. Talvez teremos de ficar por lá. Estou ansiosa, mas esperançosa", desabafou.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página