Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/02/2011 - 08h50

Deputado apresenta candidatura de WikiLeaks ao Nobel da Paz

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O deputado socialista norueguês Snorre Valen anunciou nesta quarta-feira que apresentou a candidatura do site WikiLeaks para o Prêmio Nobel da Paz de 2011 por seu trabalho pela liberdade de imprensa.

"O WikiLeaks é um dos principais contribuintes a favor da liberdade de expressão e da transparência deste século. Por isso, é uma alegria nomeá-lo", afirmou Valen, do Partido de Esquerda Socialista, em sua proposta.

Facundo Arrizabalaga/Efe
Julian Assange, fundador do site WikiLeaks, que foi indicado por deputado a receber o Nobel da Paz em 2011
Julian Assange, fundador do site WikiLeaks, que foi indicado por deputado a receber o Nobel da Paz em 2011

Segundo o deputado, desde sua criação, em 2006, o site tem publicado milhões de documentos que autoridades e organizações ocultaram da opinião pública. Ele mencionou ainda que as revelações do WikiLeaks sobre a economia da família do ex-ditador da Tunísia Zine el Abidine Ben Ali, obrigado a deixar o governo no mês passado, como uma contribuição para o fim da ditadura no país.

"O WikiLeaks tem publicado e ajudado a revelar casos de corrupção, ilegalidades cometidas por governos e empresas e revelações muito importantes sobre vigilância ilegal, crimes de guerra e tortura cometidos por uma série de Estados", disse o norueguês em sua petição.

Valern acrescentou ainda que as contribuições do site, famoso principalmente por suas revelação de documentos confidenciais da inteligência dos Estados Unidos, tem ajudado a um melhor entendimento das estruturas sociais e ao debate sobre as fronteiras da liberdade de expressão, o conhecimento e a democracia.

De acordo com o testamento do magnata sueco Alfred Nobel, criador dos prêmios, apenas catedráticos de universidades de direito ou ciências políticas, parlamentares ou antigos laureados podem nomear candidatos ao Prêmio Nobel da Paz.

A identidade dos indicados só é conhecida se quem os nomeou tornar isso público, já que o que Comitê do Nobel norueguês --o da Paz é o único a ser decidido fora da Suécia-- não confirma nomes, apenas o número total de aspirantes.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página