Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/06/2010 - 19h52

Comunidades da zona sul de SP conhecem chuveiro que economiza energia

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os moradores das comunidades de Paraisópolis, Jardim Colombo e Porto Seguro, no bairro do Morumbi, em São Paulo, conheceram neste sábado uma alternativa para reduzir o consumo de energia elétrica.

A distribuidora de energia Eletropaulo apresentou nas comunidades o chuveiro econômico, que contêm aparelhos especiais com recuperadores de calor.

O objetivo é substituir gradativamente os chuveiros convencionais pelo econômico. Para isso, a distribuidora investiu R$ 7 milhões para fazer a troca gratuita de 12 mil equipamentos. Com o novo chuveito a distribuidora espera ter a redução de até 30% no valor das faturas de energia elétrica das famílias.

A ação, denominada projeto chuveiro econômico, também visa conscientizar os moradores da região sobre o uso inteligente e seguro da eletricidade.

Os novos aparelhos diminuem o consumo de energia e de água por meio de uma tecnologia que limita o tempo do banho em até dez minutos. Passado esse período, o morador pode usar novamente o chuveiro após cinco minutos.

Esses equipamentos funcionam integrados com recuperadores de calor, que pré-aquecem a água antes de chegar ao chuveiro. O aquecimento é realizado em até 20 segundos por uma plataforma de plástico instalada no chão do banheiro, em formato de tapete, que conta com um sistema de calor de alumínio.

A primeira fase do Chuveiro Econômico conta com a contribuição de 15 agentes multiplicadores das próprias comunidades. Os agentes auxiliarão no evento de lançamento do projeto e, posteriormente, visitarão os moradores esclarecendo e tirando dúvidas sobre como funcionará o programa.

Eles também serão responsáveis pelo cadastro das famílias interessadas em receber o benefício e acompanharão a execução das obras. Após a finalização do cadastramento, os novos chuveiros serão instalados.

As visitas dos multiplicadores terão início neste domingo (27).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página