Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/06/2010 - 08h10

Piscinas infantis têm menos higiene, diz relatório

Publicidade

do The New York Times

Uma em cada oito piscinas públicas inspecionadas em 2008 foi imediatamente fechada devido a sérias violações a diretrizes sanitárias, segundo um novo relatório dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.

Crianças em instalações de cuidados infantis tiveram maior probabilidade de serem fechadas, com quase uma em cada cinco imediatamente interditada; o índice de piscinas fechadas em hotéis, pousadas e complexos de apartamentos foi de uma em cada sete.

Mas foram piscinas rasas infantis e fontes para tomar banho as com maior índice de violação, indicando níveis inadequados de desinfetante e pH na água, o que pode levar à transmissão de germes que causam gastroenterite.

Os pesquisadores analisaram dados de mais de 110 mil inspeções rotineiras a piscinas, retirados de uma amostra de 15 condados e estados. Das 111.487 inspeções, em 13.532, ou 12,1%, identificaram-se sérias violações que levaram à interdição imediata das piscinas.

Michele Hlavsa, chefe do Programa do Nado Saudável, incentivou banhistas a levar suas próprias tirinhas de teste para verificar a qualidade da água antes de entrar. "O inspetor da piscina não pode estar lá todo dia", ela disse.

Ela pediu que os banhistas não nadassem com diarreia e nunca engolissem água da piscina. Ela também aconselhou que os pais levem as crianças com frequência ao banheiro durante o banho de piscina.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página