Palmeiras testa sistema de defesa contra o Botafogo

Crédito: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação Roger Machado orienta jogadores do Palmeiras durante treino
Roger Machado orienta jogadores do Palmeiras durante treino

DE SÃO PAULO

O sistema defensivo do Palmeiras, uma das preocupações do técnico Roger Machado na partida de estreia do Paulista, estará sob análise neste domingo (21), quando a equipe enfrenta o Botafogo-SP, às 17h, em Ribeirão Preto.

Na última quinta (18), Roger gostou do Palmeiras durante 70% do tempo. Mas nos outros 30%, a preocupação com o sistema defensivo surgiu por causa dos muitos espaços dados ao adversário.

A parte que Roger não gostou na vitória por 3 a 1 sobre o Santo André, no Allianz Parque, foi a do início da segunda etapa, quando o adversário, atuando de forma desorganizada, fez o seu gol -o Palmeiras já vencia por 2 a 0, resultado do primeiro tempo- e ainda teve chances claras de empatar. Mas erros de finalização não deixaram.

Na partida deste domingo, o técnico estará atento aos zagueiros e laterais. Para que a defesa, protegida principalmente por Felipe Melo, mas também por Tchê Tchê, não ofereça tantas oportunidades quanto durante a estreia.

Dentro dos 30% do jogo criticado pelo técnico Roger, os atacantes adversários finalizaram no gol quatro vezes. Se não fosse o primeiro tempo, quando o sistema ofensivo funcionou, a vitória do Palmeiras ficaria comprometida.

O técnico alviverde deve montar novamente o time no esquema 4-1-4-1, com linhas próximas, que procuram tocar rápido a bola.

Na zaga, a dupla Antônio Carlos e Thiago Martins, o primeiro contratado há um ano e o segundo de volta após empréstimo ao Bahia, deverá voltar a ser titular.

Luan e Juninho, contratados na temporada passada e pouco utilizados, devem continuar na reserva.

Um dos destaques defensivos contra o Santo André foi o goleiro Jaílson, escolhido também como titular por Roger neste início do ano.

Ele deixou Prass e o recém-contratado Weverton no banco de reservas.

O goleiro tem 36 jogos pela equipe, com 22 partidas consecutivas sem derrota.

Os números mostram que o Palmeiras tem ampla vantagem contra o Botafogo, que no ano passado fez boa campanha no Paulista, caindo apenas nas quartas de final para o campeão Corinthians.

Dos 107 jogos entre os dois, o time alviverde venceu 64, empatou 29 e perdeu 14.

A torcida do Palmeiras, que deverá estar em bom número no estádio Santa Cruz, poderá ver ainda se a boa atuação do meia Lucas Lima em casa, principal reforço do ano vindo do Santos, se repete.

NA TV
Botafogo x Palmeiras
17h Globo (para SP)

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.