Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/06/2010 - 19h38

Pelo mundo, Brasil vira 'risoto' e Luis Fabiano jogador de 'handebol'

Publicidade

MARCEL MERGUIZO
DE SÃO PAULO

Os argentinos defenderam Kaká, mas disseram que Luis Fabiano deve jogar basquete ou handebol. Portugueses e espanhóis elogiaram o Brasil, mas apenas no segundo tempo. Já os ingleses, que criticaram a roupa de Dunga, também compararam a seleção a um prato de risoto.

A Folha.com acompanhou a vitória brasileira sobre a Costa do Marfim, por 3 a 1, pelos sites de grandes jornais --do inglês "Guardian", do argentino "Olé", do espanhol "Marca" e do português "A Bola"-- em páginas que descrevem e comentam o jogo, lance a lance. E, do humor britânico à rivalidade portenha, fica evidente que o mundo ainda espera mais da respeitada seleção brasileira.

Reprodução
print screen ole
"Olé" após o jogo

Antes da partida começar, o atacante marfinense Didier Drogba era a grande estrela dos sites. Afinal, ainda havia a expectativa em relação à escalação em razão da contusão no braço. Depois, no entanto, o Brasil dominou as transmissões.

No site do "Marca", os comentários ficaram por conta de Fran Villalobos. E ele abriu a partida lembrando que ali estava um dos possíveis adversários da Espanha nas oitavas de final. Até comparação entre os goleiros ele fez. E disse que, hoje, Julio César é melhor do que o espanhol Casillas. Prova que que seria isento no jogo? Sim. Mas nem por isso deixou de criticar Kaká, "muito longe de sua melhor versão", e as seleções européias, "é verdade que as melhores são as sul-americanas".

Em relação aos lances polêmicos, os espanhóis fizeram coro aos argentinos, que acompanhavam pelo "Olé", com comentário de Diego Macías. "Usou duas vezes as mãos", descreveu o "Marca", enquanto os internautas argentinos eram irônicos: "O juiz foi perguntar se Luis Fabiano usou as mãos, e ele disse que não". Em seguida, começaram as piadas: "Podem convocar Ginóbili", referindo-se ao jogador de basquete argentino do San Antonio Spurs, além de "É handebol", "Quer imitar Maradona?" e "Vão ajudar o Brasil? Fica difícil...". Logo depois, internautas brasileiros e argentinos trocaram ofensas no espaço destinado aos comentários.

E se argentinos,espanhóis e portugueses criticaram o segundo gol de Luis Fabiano, se uniram aos brasileiros ao defender Kaká. "Muito rigoroso o árbitro. Foi um teatro de Keita", disse o "Marca". "Outro erro do árbitro francês", afirmou o "Olé". "Antes devia ter expulsado uns dois marfinenses", concluiu "A Bola".

O mais bem humorado de todos, porém, é o "Guardian". Com textos de John Ashdown, bem maiores do que o de outros sites, respondendo e publicando trechos de e-mails na transmissão, o inglês foi responsável por uma comparação inusitada, quando o Brasil ainda vencia por 1 a 0. Brasil é como "um pouco de risoto. Sólido, saudável, com (muito) ocasionais brilhos". Costa do Marfim: "um almoço ruim de lavrador. Dependente de um ingrediente-chave e, neste caso, não tão bem acertado."

Os mesmo ingleses ficaram decepcionados com Dunga, antes da partida. Para eles, a camisa salmão sobre outra verde era "lamentavelmente discreta". E o primeiro gol de Luis Fabiano, de tão forte que foi o chute, deixava no ar marcas como o carro do filme "De volta para o Futuro".

Reprodução
print screen marca
"Marca" depois da partida
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página